Dança em Rede

Mahaila El Helwa

  • Data de nascimento: 06/08/1985

Histórico

Mahaila El Helwa, nome artístico de Gabriela Nogueira de Aguiar Ferro, iniciou seus estudos em 2000, na Rede Luxor, com a professora Hanna e supervisão da professora Hayat El Helwa.

Tornou-se campeã brasileira de dança do ventre, na categoria amadora, em concurso realizado no festival Mercado Persa, em São Paulo, no ano de 2001.

Trabalhou como professora, bailarina e coreógrafa por quatro anos na Rede Luxor e por quatro anos na Rede Hayat El Helwa.

Em 2004, recebeu certificado de reconhecimento de sua dança, pelos mestres egípcios Raqia Hassan, Mahmoud Reda e Faten Salama, obtendo a nota máxima em todos os quesitos avaliados.

No mesmo ano, viajou para a Argentina buscando aperfeiçoamento de técnicas árabes, onde também realizou dois shows: um durante o festival do professor Amir Thaleb e outro ao lado de Tony Mouzayek no restaurante Al Shark.

Em 2005, participou do concurso nacional profissional do Mercado Persa, alcançando o 2º lugar.

No mesmo ano, esteve no Egito para participação em um dos maiores festivais de dança do ventre do mundo, o Ahlan Wa Sahlan, organizado pela mestra Raqia Hassan, em que conquistou o título de campeã mundial de dança do ventre, concorrendo com mais de 60 candidatas, de 32 países.

Participou de diversos programas de TV, inclusive da novela O Clone, da Rede Globo, e fitas didáticas.

Em 2007, foi convidada para se apresentar no show realizado pela brasileira reconhecida internacionalmente Sorraiah Zaied, em São Paulo.

Em 2009, lançou um DVD didático, em parceria com o cantor Tony Mouzayek, com o título Ritmos.

Em 2010, foi convidada para lecionar um workshop e realizar um show no 1º Festival Nacional Mahira Hasan. Já em 2012, foi convidada novamente para lecionar um workshop e realizar um show no mesmo evento, ao lado de Lulu from Brazil e Nur.

Em 2011, adquiriu o padrão bailarina de qualidade Khan El Khalili e, em 2012, passou a integrar o quadro de dançarinas com qualificação Noites no Harém da Casa de Chá Khan El Khalili, de São Paulo.

Em 2012, produziu mais um DVD didático, também em parceria com o cantor Tony Mouzayek, com o tema Leitura Musical com Técnicas Egípcias de Quadril.

Em 2012, foi convidada a participar do projeto Ventreoteca com a revista Shimmie, gravando o DVD didático Braços – Posturas e Possibilidades.

Em 2012, foi convidada a ministrar um workshop e realizar show no 2º Festival Internacional Shimmie, em São Paulo.

Em 2013, fez parte do elenco do espetáculo Six - O Espelho de uma Bailarina, produzido pela revista Shimmie, no Teatro Alfa.

Em 2011, 2012 e 2013, ministrou workshops em Buenos Aires (Argentina), Valparaíso (Chile), Santiago (Chile) e, em 2007 e 2013, realizou shows no Cairo (Egito).

Durante sua carreira, ministrou workshops e cursos regulares dentro e fora do estado de São Paulo, em cidades como Ribeirão Preto, Americana, Rio Claro, São Carlos, Campinas, Sorocaba, São José dos Campos, Brasília, Salvador, Niterói, Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte, Aracaju, São Luís, Boa Vista, Goiânia, Campo Grande, João Pessoa, Fortaleza, Porto Alegre, Belém, Campina Grande e Teresina.

Aperfeiçoa-se constantemente com grandes nomes da dança do ventre, do Brasil e do mundo, entre eles Raqia Hassan, Mahmoud Reda, Yousry Sharif.

Atualmente, trabalha como professora, bailarina e coreógrafa nas escolas Mahira Hasan Danças para Mulheres e Shangrila House.
X