Dança em Rede

Maitê Nunes

  • Categoria: Profissionais da dança
  • País de origem: Brasil
  • Cidade de origem: Niterói
  • Data de nascimento: 23/08/1997

Histórico

Atividade atual: Bailarina solista do Perm Opera Ballet Theatre

 

Maitê Nunes. Foto: Divulgação
Maitê Nunes e Marcos Yago Gonzaga em O Espectro da Rosa, Perm Opera e Ballet Theatre. Foto: Divulgação
Maitê Nunes e Marcos Yago Gonzaga em O Espectro da Rosa, Perm Opera e Ballet Theatre. Foto: Divulgação

Biografia

Maitê Nunes começou a fazer ballet aos 6 para 7 anos na Academia Rose Mansur e, alguns anos depois, ingressou no Studio Arte dos Pés, ambos em Niterói, sua cidade natal. Em 2011, entrou na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil e se formou na turma de 2016. Em seguida, ingressou na Cia Jovem Bolshoi Brasil, onde ficou por dois anos. Desde 2018, é solista do Perm Opera Ballet Theatre.

Em 2015, foi selecionada entre as alunas da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil e participou da turnê brasileira do Bolshoi Ballet. Foi graças a essa experiência que decidiu tornar-se bailarina profissional.

Recebeu medalha de bronze no XV Russian Open Ballet Competition, Arabesque 2018. 
 

Principais trabalhos

Na Cia Jovem Bolshoi Brasil, dançou Kitri em Grande Suíte do Ballet Don Quixote (2007), de Marius Petipa (1818-1910) e Alexander Gorsky (1871-1924) segundo Vladimir Vasiliev; Raymonda em III Ato do Ballet Raymonda (2012) e Marie em O Quebra-Nozes (2014), de Marius Petipa (1818-1910) segundo Vladimir Vasiliev; Danças Polovitsianas da ópera O Príncipe Igor (1934), de Kasyan Goleizovsky (1892-1970); Melody (1966), de Asaf Messerer (1903-1992); e Ariana (2012), de Cassi Abranches.

No Perm Opera Ballet Theatre, seus trabalhos principais foram Maria em A fonte de  Bakhchisarai (1934), de Rostislav Zakharov; Reino das Sombras e Variação em La Bayadère (1877) e Princesa Florine em A Bela Adormecida (1890), de Marius Petipa (1818-1910); Odette/Odile em O lago dos cisnes (2015), de Alexei Miroshnichenko depois de Marius Petipa (1818-1910) e Lev Ivanov (1834-1901); Primavera e Pas de deux em The Four Seasons (1979), de Jerome Robbins (1918-1998); Solista em Serenade (1935), de George Balanchine (1904-1983); Pas de deux em Les Patineurs (1937), de Frederick Ashton (1904-1988); Julieta em Romeu e Julieta (1964), de Kenneth MacMillan (1920-1992); Menina em O espectro da rosa (1911), Cisne em A morte do cisne (1905) e Prelúdio em Chopiniana (1908), de Michel Fokine (1888-1942); Marie e Dança Francesa em O Quebra-Nozes (1943), de Vasily Vainonen (1901-1964).

 

Bibliografia

(Cássia Pires | Pesquisa SPCD)

Videografia

Variação de Aurora ato I, A Bela Adormecida, Arabesque 2018
<https://www.youtube.com/watch?v=z88_BW7M6GQ>

Final de O lago dos cisnes, Perm Opera Ballet Theatre
<https://www.youtube.com/watch?v=IEMTsRYhzDA>

Trailer de Romeu e Julieta, Perm Opera Ballet Theatre
<https://www.youtube.com/watch?v=7k42m5idGwI>

Links

X