Dança em Rede

Olivier Dubois

  • Categoria: Profissionais da dança
  • País de origem: França
  • Data de nascimento: 19/09/1972

Histórico

Atividade atual: Diretor e Coreógrafo
 
Olivier Dubois - Foto Divulgação
Olivier Dubois - Foto Divulgação
Olivier Dubois - Foto: Julien Benhamou | Divulgação
Olivier Dubois - Foto: Julien Benhamou | Divulgação

Biografia

Olivier Dubois iniciou sua carreira profissional na dança aos 23 anos de idade, e desde então vem acumulando diversas experiências como intérprete e coreógrafo. Em 2003, Dubois integrou as equipes de Céline Dion e do Cirque du Soleil em Las Vegas e grandes nomes da dança como Sasha Waltz, Jan Fabre e Dominique Boivin já tiveram Dubois como intérprete. De 2014 a 2017, foi diretor do Ballet du Nord.

Eleito um dos 25 melhores dançarinos do mundo pela revista Danse Europe em 2011.

Extremamente envolvido com a pedagogia, Dubois ensina e dirige diversos ateliers com companhias e escolas como a Ópera Nacional de Vienna, a Escola Nacional de Atenas, a Ópera Nacional do Cairo e outras, além de organizar diversos projetos com dançarinos amadores, como o Mille et une danses, para a Nuit Blanche de 2017. Em 2015, Dubois trouxe ao Brasil o espetáculo Tragédie, que apresentou nos palcos do Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas, e, no mesmo ano, retornou à capital carioca para apresentar também o espetáculo Les mémoires d'un seigneur.
 

Principais trabalhos

Tropismes (2019)

My body of coming forth by day (2018)

De l’origine (2017)

7 x Rien (2017)

Auguri (2016)

Élegie (2013)

Tragédie (2012)

 

Bibliografia

Coulter, Todd James. "Tragédie by Olivier Dubois, and: Die Kontrakte des Kaufmanns: Eine Wirstschaftskomödie by Elfriede Jelinek." Theatre Journal 65, no. 2 (2013): 271-273.

Briand, Michel. "Paradoxes of Spectacular/Political Performativity: Dionysian Dance in Classical Greek Theater, Dubois’ Tragédie, Femen's Sextremist Protests, and Harrell's Antigone Sr." In Congress on Research in Dance, vol. 2016, pp. 27-37. Cambridge University Press, 2016.

Dumont, Agathe. "La virtuosité, incorporation du pouvoir en danse contemporaine?." Double jeu. Théâtre/Cinéma 10 (2013): 101-113.

Blouin, Claudia. "Analyse sémiotique, identification kinesthésique, engagement du spectateur: quelle réception pour la danse-théâtre?." Studia Universitatis Babes-Bolyai-Dramatica 2 (2015): 151-160.

(Igor Gasparini | Pesquisa SPCD)

Links

X