Dança em Rede

Paulo Melgaço

  • Data de nascimento: 04/01/1968

Histórico

Paulo Melgaço possui formação superior em Desenho Industrial e Plástica (Artes Plásticas) pela Fundação Universidade Mineira de Arte Aleijadinho (FUMA), além de mestrado em Educação pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

Atualmente, é doutorando em educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Estudou balé clássico com Carlos Leite (ex-aluno de Maria Olenewa) e Ana Lúcia de Carvalho. Em 1989 viajou para Havana (Cuba), onde freqüentou o curso de especialização para professores a partir do método da Escola Cubana de Ballet, sob a direção de Alicia Alonso.

Desde 1993, é professor de História da Dança, Terminologia, Composição e Improvisação na Escola Estadual de Dança Maria Olenewa, da Fundação Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Também leciona História da Dança na UniverCidade (Faculdade da cidade), no Ballet Dalal Achcar e Petite Danse.

Foi professor de balé clássico e Técnica de Pas de Deux em diversas Escolas de Dança da Cidade do Rio de Janeiro, como Corpus, Marta Bastos, Soleil D’or e Spinelli.

Ministra diversas palestras sobre o desenvolvimento da Dança brasileira e é autor dos livros:

*A História que fez estórias (2002)
*Um piano para o Ballet: Fragmentos da História da Dança no Brasil (2003)
*A Dança no Caminho da Estrella (2004)
*Mercedes Baptista –A criação da Identidade negra na dança.( 2005-2006)
*Um sonho feito em cores (2008).

Trabalhos

- Coordena o Boletim Informativo Tour en La'air da Escola Estadual de Dança Maria Olenewa, cujo objetivo é desenvolver a pesquisa e leitura no corpo discente.

-Escreveu diversos artigos sobre dança para revista All Dance.

-Foi bolsista do 8º Programa de Bolsas RIOARTE (2004/2005) onde desenvolveu a pesquisa: Mercedes Baptista e a Dança Negra. A partir desse trabalho foram criados uma exposição e um espetáculo: Mercedes Baptista - A Criação da Identidade Negra na Dança apresentados no Centro Coreográfico do Rio de Janeiro e no MetroRio (Estação Carioca).

- Foi curador, pesquisador e responsável pelo texto de diversas exposições promovidas pela Escola Estadual de Dança Maria Olenewa, entre elas:
EEDMO - 75 anos (2002)
Balanchine – 100 anos (2004)
Ashton – 100anos (2005)
Mozart – 250 anos (2006)
EEDMO – 80 anos (2007).

Para a Fundação Theatro Municipal do Rio de Janeiro foi curador, pesquisador e responsável pelo texto e vídeo da exposição Dennis Gray – nosso mestre (2006) e EEDMO celebra Villa Lobos (2009).

Desenvolveu pesquisa e texto para os vídeos -documentários:
*O Ballet no Brasil começou aqui (2002),
*Márcia Jaqueline: A vitória através do Ballet (2003), *Noemia Edelman: A alma russa da dança (2004),
*Dennis Gray: nosso mestre (2006),
*Theatro Municipal homenageia Escola Estadual de *Dança Maria Olenewa: O Berço do Ballet Profissional no Brasil (2006).

Foi responsável pela pesquisa, curadoria e produção de textos dos cadernos de Homenagem Especial produzidos pelo Theatro Municipal do Rio de Janeiro nas comemorações dos 70 anos de Oficialização do Corpo de Baile do TMRJ (2006): Caderno1: Aldo Lotufo e Bertha Rosanova: Um perfeito pas de deux, e Caderno 2: Escola Estadual de Dança Maria Olenewa: O Berço do Ballet Profissional no Brasil.

Apresentou o Programa Ballet de Câmera " em 2006, no Teatro B, promovido pela Fundação Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

Foi julgador do Desfile das Escolas de Samba do Rio de Janeiro do Grupo Especial de 2007 a 2011.

Nos anos de 2008 e 2011, foi o homenageado da cerimônia de Formatura das alunas da Escola Estadual de Dança Maria Olenewa.

Atuou como membro da Comissão Avaliadora do Prêmio FUNARTE de Arte Negra em 2013.



"

Bibliografia

Livro: Mercedes Baptista –A criação da Identidade negra na dança.
Autor: Paulo Melgaço
Disponível em: http://afro-latinos.palmares.gov.br/_temp/sites/000/2/publicacoes/mercedesbaptista.pdf

"""

Videografia

Paulo Melgaço sendo homenageado pela Turma de Formandas de 2008 da Escola Estadual de Dança Maria Olenewa: http://www.youtube.com/watch?v=dskyyGpbhVw

O professor e pesquisador Paulo Melgaço comenta sobre a mulher negra na dança clássica- Programa Sem Censura, com Leda Nagle : http://tvbrasil.ebc.com.br/semcensura/episodio/especial-dia-da-consciencia-negra-2

"""

Links

Entrevista para o Conexão Professor": http://www.conexaoprofessor.rj.gov.br/especial.asp?EditeCodigoDaPagina=1252







(Liana Vasconcelos | SPCD Pesquisa)"" 310"
X