Dança em Rede

Sayonara Pereira

  • Categoria: Profissionais da dança
  • País de origem: Brasil
  • UF de origem: RS
  • Cidade de origem: Porto Alegre
  • Atividade: Professora/Pesquisadora/Coreógrafa na Escola de Comunicações
  • Atividade: Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade de São Paulo ? ECA/CAC/PPGAC/USP
  • Data de nascimento: 03/03/1960

Histórico

Ê Professora na Escola de Comunicações e Artes - Departamento de Artes Cênicas - da Universidade de São Paulo. Pós-doutora (2007-2009) junto ao Instituto de Artes da Universidade de Campinas (Unicamp), período que atuou como professora-colaboradora na universidade e realizou estágio pós-doutoral na Alemanha. Doutora em Artes-Dança pela Unicamp|2007. Na Alemanha, a convite da bailarina e coreógrafa Susanne Linke, especializou-se na Folkwang Hochschule, em Essen, em 1985, escola dirigida por Pina Bausch, e licenciou-se em Pedagogia da Dança na Hochschule für Musik-Tanz - Köln (Colônia/Alemanha - 2003). Na cidade de Essen, fixou residência entre 1985 e 2004, trabalhando com vários artistas de formação eclética e também dançou e dirigiu suas próprias produções como coreógrafa independente. Foi cofundadora e bailarina atuante no Grupo Terra de Porto Alegre-RS (1981-1984) e Professora de dança na Fundarte/RS (1980-84). Ê coreógrafa e consultora para projetos em dança e dança-educação. De 2007 a 2011, participou do projeto da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEESP) escrevendo para os Cadernos do Professor e do Aluno: ARTE Linguagens, Códigos e suas Tecnologias- as atividades para a disciplina DANÇA - em todas as séries do Ensino Fundamental e Médio. Ê autora do livro Rastros do Tanztheater no Processo Criativo de ES-BOÇO (Annablume, 2010), e coautora dos livros Rituais e Linguagens da Cena: Trajetórias e pesquisas sobre Corpo e Ancestralidade (Editora CRV, 2012) e Terceiro Sinal – Ensaios sobre a São Paulo Companhia de Dança (Associação Pró-dança,2011). Dirige o LAPETT - Laboratório de Pesquisas e Estudos em Tanztheater/ECA-USP (Grupo de Pesquisa com Certificação do CNPq). Sua pesquisa transita entre o processo criativo de obras cênicas com temáticas contemporâneas, as memórias gravadas e inscritas no corpo do intérprete cênico, e a análise de gestuais, em associação com elementos encontrados no Tanztheater.

Trabalhos

1975 – Faz parte do Grupo Experimental de Dança, em Porto Alegre. Começou a dar aulas de dança para crianças;
1978 – Participou de outro grupo semiprofissional de dança, o Corpo Estável de Ballet da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Com o grupo dançou as óperas Fausto, de Charles Gounod, e La Traviata, de Giuseppe Verdi, coreografia de Maria Amélia Barbosa, com a Orquestra da PUC do Rio Grande do Sul. Frequentou o curso do Royal Academy of Dancing –RAD;
1979 – Fez curso de Jazz com o renomado professor e bailarino Lennie Dale (1934-1994), em Porto Alegre;
1980 – Fez aulas com o também americano Jo-Jo Smith, professor de Jazz. Foi contratada como professora do Conservatório Municipal de Montenegro, para dar aulas no Departamento de Dança (hoje, a instituição se chama FUNDARTE/UERGS, no Rio Grande do Sul). Permaneceu até 1985. Participou do curso de jazz com Vilma Vernon, no Rio de Janeiro;
1981 – Em Nova York, estudou no Alvin Ailey Dance Center. Participou da montagem da cantata profana Carmina Burana, de Carl Orff, tocada ao vivo pela Orquestra da PUC do Rio Grande do Sul e Corais. A partir deste trabalho, foi formado o Grupo Terra, pedra fundamental da dança moderna em Porto Alegre, nos anos 1980. O grupo existiu até 1984;
1982 – Com o Grupo TERRA, dançou os espetáculos com a cantora Mercedes Sosa (1935-2009) cantando ao vivo a música Gracias a la vida. Também fez 32 espetáculos no Circo Romano Garcia. Além disso, o grupo participou da Feira de Dança de São Paulo, dançando no Teatro do Museu de Arte de São Paulo (MASP) Batalhas, com músicas de Astor Piazzolla;
1985 - Foi admitida como aluna convidada pelo Departamento de Dança da Folkwang Hochschule, dirigido por Pina Bausch (1940-2009) a segunda brasileira a frequentar aulas naquela escola. No mesmo ano, passou a trabalhar na então recém-fundada Companhia Tanztheater Christine Brunel, dirigida pela coreógrafa e bailarina Christine Brunel, com sede em Essen. Permaneceu na companhia como solista e assistente de coreografia até 1992;
1991 – Começou a trabalhar em Essen, na cena independente, com os coreógrafos Armando Pekeno, natural de Salvador, hoje radicado na França, e Simone Rorato, com quem já havia trabalhado no Grupo TERRA, em Porto Alegre, e no Tanztheater Christine Brunel;
1996 – Coreografou seu primeiro trabalho solo, Saudades;
1997 – Criou e dançou o solo Puls;
1998 – Criou e dançou o solo Caminhos;
1999 – Em parceria com Simone Rorato criou e dançou o duo Chun. A convite de Carlota Albuquerque, diretora e coreógrafa do Terpsí Teatro de Dança, coreografou e dirigiu para a companhia Caleidoscópio das águas, espetáculo cênico para sete bailarinos;
2000 – Criou e dançou o duo Briefwechsel (Troca de cartas/correspondência), parceria com Simone Rorato; também criou o solo In der Zeit;
2001 – Criou e dançou ao lado de Simone Rorato, Ainda, que estreou no teatro da Fabrik Heeder, na cidade de Krefeld, na Alemanha. Coreografou Ópera rock, com adolescentes não bailarinos, de cidades do extinto leste alemão, um projeto do Spiele Theater e.V., com sede na cidade de Erfurt;
2002 – Criou e dançou o solo Era uma vez;
2003 – Criou e dançou o solo Skitzen. Recebeu a nacionalidade alemã, ficando assim com a dupla nacionalidade. Também ganhou a bolsa-prêmio do DAAD (Deutscher Akademischer Austausch Dinst),“Stipendium zur wissenschaftlichen Aus – und Fortbildung im Ausland (Bolsa de Estudos para pesquisa científica e aperfeiçoamento no Exterior – oferecida pelo German Academic Exchange Service - Bonn- Alemanha) - para realizar pesquisa no exterior, o mesmo prêmio que Pina Bausch e outros tantos artistas e pesquisadores alemães receberam, e me graduou-se. Entra no mestrado no Instituto de Artes da UNICAMP;
2004 - Realizou com os alunos da Unicamp a primeira parte da coreografia ES-BOÇO, parte prática da pesquisa de mestrado. Recebeu a Bolsa PED (Programa de Auxílio Docente) Funcamp-Unicamp para ministrar a disciplina: Expressão e Movimento: Princípios da Dança II, para alunos do curso de graduação em dança;
2005 – Ministra três disciplinas para o curso de graduação da Unicamp: Expressão e Movimento: Princípios da Dança III-A, Expressão e Movimento: Princípios da Dança III-B e Improvisação I, na função de Docência Plena. Participa da turnê do Balé do Teatro Castro Alves (BTCA), sob a direção geral e artística de Antonio Carlos Cardoso, pela Alemanha, na função de assistente de turnê (Road Manager). Orienta coreograficamente o Trabalho de Graduação Integrado -TGI- que é o trabalho final do curso de graduação intitulado Não é Dança, das alunas Elisangela Ilkiu e Gabriela Bagattini;
2009 – Viaja para a Alemanha a convite da coreógrafa Henrietta Horn para pesquisa do pós-doutorado. Na escola superior Folkwang Hochschule, na cidade de Essen, realiza estágio de pós-doutorado pesquisando o gestual encontrado nas diferentes facetas do trabalho da bailarina, diretora e coreógrafa Henrietta Horn. Faz pesquisa videográfica no Deutscher Tanzfilm Institut, na cidade de Bremen.
2010 – Participa do projeto Transi(s)tórias, que abarcou a inserção dos trabalhos individuais, de três interpretes criadoras, Verônica Fabrini, Luiza Banov & Sayonara Pereira;
2011 – Cria e dirige o LAPETT (Laboratório de Pesquisa e Estudos em Tanztheater-CAC/ECA-USP), com o qual apresenta Momento(s) de silêncio – Abertura de Processo. Na coreografia, colocou em cena a construção de uma partitura coreográfica, com diferentes texturas, a partir do gestual cotidiano sugerido por cada um dos atores-dançarinos ao longo do processo de trabalho;
2012 – O grupo LAPETT, sob sua direção, apresenta a versão completa Momento(s) de silêncio. O trabalho recebeu o prêmio Nascente USP 2012 como Melhor Interpretação de Grupo.

Bibliografia

Bibliografia

KAPPERT,Detlef .Tanztraining, Empfindungsschulung und persönliche Entwicklung.- 1990 – Verlag für Ästhetische Bildung – Bochum- Alemanha. (ISBN:3-9802590-0-5).

KAPPERT,Detlef .Kleines Handbuch für den Unterricht in Tanztheater,Tanzimprovisation und Körpersymbolik -1995 – Verlag für Ästhetische Bildung – Bochum- Alemanha.( ISBN: 3-980259-1-3).

SCHEYTT, Oliver; STÖCKEMANN Patrícia, ZIMMERMAN Michael, SCHNEIDER,Katja .Tanz-Lese Eine Geschichte des Tanzes in Essen (Antologia da Dança - Uma história da dança em Essen) é contada a história e a dimensão histórica da dança realizada em Essen, entre 1920 e 2000. No capítulo “Die freie Tanzszene in Essen Ein Schmelztiegel der besonderen Art” (A cena Independente de Essen que brilha de uma maneira muito especial).Essen:Klartext-Verlag-2000.

CUNHA, Morgada e FRANCK, Cecy. DANÇA: nossos artífices –A trajetória, ao longo de 60 anos, da dança e seus protagonistas, na cidade de Porto Alegre. Editora Movimento- Porto Alegre. 2004 - ISBN:85-7195-076-8.

Livros Publicados

PEREIRA, Sayonara. Rastros do Tanztheater no Processo Criativo de ES-BOÇO. São Paulo: Annablume, 2010

PEREIRA, Sayonara. Patrimônio experimentado 'na pele'". In: BOGÊA, Inês (org.). Terceiro Sinal, Ensaios sobre a São Paulo Companhia de Dança. São Paulo: São Paulo Companhia de Dança, 2011.

PEREIRA, Sayonara. "Rituais e Linguagens da Cena: trajetórias e pesquisas sobre Corpo e Ancestralidade". Curitiba, Editora, 2012.

MATERIAL DIDÁTICO: Cadernos de Artes – Linguagens , Códigos e suas Tecnologias- para professores e alunos. Secretária de Educação do estado de São Paulo. Material didático para 5as, 6as, 7as, 8as series do EF as 1as e 2as series do EM, ao longo dos 4 bimestres. [2008-2011].

"

Videografia

-http://youtu.be/JPo0GYIN9Ho
- http://youtu.be/5rcXHRo5BkA
- http://youtu.be/k7nNKx0YWNA
- http://youtu.be/Iq6ZHFJKiMw
- http://youtu.be/b74346QLtyM
- http://youtu.be/9vHcNAV6EWE
- http://youtu.be/iHYZ1BRqsrw
- http://youtu.be/Bv1M_LC-roE
- http://youtu.be/e5NJGtaXjbk
- http://youtu.be/8NXAMJhCgBk
- http://youtu.be/HIrHIV84z1k"

Links

http://lattes.cnpq.br/8759788376714763
http://www.eca.usp.br/

Por Flávia Fontes Oliveira | Pesquisa SPCD


220
X