Conselheiros e Diretoria

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente

Ricardo Uchoa Alves Lima  
É graduado em Administração de Empresas pela FGV, obteve o Mestrado (MBA) pela Universidade de Illinois (EUA) e cursou pós-graduação na Harvard Business e Insead. No setor público, participou do governo de André Franco Montoro, como chefe de gabinete da Secretaria de Governo. Foi ainda secretário geral do Ministério da Indústria e Comércio no período 1985/1986. Foi membro de Conselhos de Administração de Badesp, Fepasa, Embraer e Tempo. Atualmente é consultor e ocupa posições em Conselhos, entre os quais CDF (Central de Funcionamento e Banco ABC Brasil).

Vice-Presidente

Rachel Coser 
Estudou dança no Rio de Janeiro dos 9 aos 20 anos com grandes mestres do Balé Clássico e do Jazz, além da Alvin Ailey Dance School em New York/USA. Administradora de Empresas formada pela Fairleigh Dickinson University, New Jersey/USA, com especialização em finanças e comércio exterior. É conselheira de Administração Coimex Participações e Empreendimentos Ltda. Com ampla experiência no terceiro setor, onde atua desde 1999. Atuou como conselheira no movimento Espírito Santo em Ação, para o comitê de educação e no Cores; e como articuladora para o Instituto Ethos/ES. Ocupou a presidência da Associação Comunitária Espírito Santo por seis anos onde reestruturou os programas sociais garantindo bolsas de estudo aos alunos do programa Pequenos Talentos nas principais companhias de baile internacionais e onde formou a Cia. Jovem de Ballet Pequenos Talentos. Foi responsável pelo projeto de estruturação da Camerata do Espírito Santo que em 2008 foi incorporada pelo SESI. Desde 2000 é conselheira da FOCO, Fundação Otacílio Coser. Vice Presidente da APF, Associação Paulista de Fundações, desde 2015.

MEMBROS

Ana Grisanti de Moura
Formou-se e fez mestrado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas (FGV), com foco em marketing e comportamento do consumidor. Liderou inúmeros projetos de marca e de inovação para empresas de grande porte. Foi gerente do Espaço Cultural CPFL e diretora da Significa, atualmente Edelman Significa, onde deu suporte para formulação de políticas de investimento social, cultural e ambiental. Fundou e dirige a Monq, consultoria de branding para diversas empresas.

Andrea Calabi
Tem mestrado em Economia pelo Instituto de Pesquisas Econômicas (IPE USP) e mestrado e Ph.D. em Economia pela Universidade da Califórnia, em Berkeley (EUA). Esteve à frente de conselhos e ocupou diversos cargos de gestão nos setores públicos e privados no Brasil, como: presidente do IPEA (1985-1986 e 1995-1996), Primeiro Secretário do Tesouro Nacional (1996), Secretário Executivo do Ministério do Planejamento e Orçamento (1995-1996), Presidente do Banco do Brasil (1999) e do BNDES (1999-2000). Foi Secretário de Economia e Planejamento do Estado de São Paulo (2003/2005) e Secretário da Fazenda do Estado de São Paulo (2011-2014).

Celso Curi
Produtor, administrador cultural, tradutor e jornalista. Atua na área cultural desde 1968. É diretor da OFF Produções Culturais, criou e edita o Guia OFF de Teatro SP e RJ. É também Presidente da APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte SP. Criador do Espaço OFF, destinado a apresentações teatrais e musicais. Foi Diretor da Divisão de Casas de Espetáculos da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, Diretor da Oficina Cultural Oswald de Andrade, Presidente da La RED – Rede de Promotores Culturais da América Latina e Caribe e Secretário Geral do Sated SP. Curador e membro do júri de diversos Festivais pelo Brasil e pelo Mundo, além realizar consultoria de Programação para produtores internacionais.

Daniel Reca
Bailarino profissional. Nasceu em Rosário (Argentina). Estudou na Escola de Ballet do Teatro Colón entre 2004 e 2005 e, posteriormente, na Escola de Dança Contemporânea do Teatro San Martin. Em 2007, integrou o elenco do Ballet Contemporâneo do Teatro San Martin, sob direção de Maurício Wainrot. Em 2008, viajou para o Chile para dançar no Ballet de Santiago, com direção de Marcia Haydée, onde permaneceu até 2013. No Chile, dançou obras como Romeo e Julieta, de John Cranko; Bolero de Ravel, de Maurice Bejart, e outras. Integra a SPCD desde 2013.

Danilo Santos de Miranda
É graduado em Filosofia e Ciências Sociais, tendo realizado estudos complementares no IMD International Institute for Management Development, em Lausanne, Suíça. Desde 1984 é Diretor Regional do Sesc Serviço Social do Comércio no Estado de São Paulo. Foi presidente do Comitê Diretor do Fórum Cultural Mundial, do Comissariado Brasileiro do Ano da França no Brasil e da ALATIR Asociación Latino Americana de Tiempo Libre y Recreación. Atua como conselheiro em diversas instituições, entre as quais, Museu Paulista, Museu de Arte de São Paulo, Fundação Padre Anchieta, Conselho Municipal de Turismo, Itaú Cultural, Biblioteca Guita, José Mindlin e Associação Pró-Dança. Tem sido agraciado com homenagens de reconhecimento ao seu desempenho, recebendo, entre outras, a Condecoração da Ordem do Rio Branco e a Comenda do Mérito da Cultura, ambas do Governo Brasileiro, a Comenda da Ordem Nacional do Mérito do Governo Francês e a Grande Cruz do Governo Alemão.

Eduardo Toledo Mesquita
Empreendedor, especialista em desenvolvimento de comunidades e tecnologias de redes. Tem mais de 20 anos de experiência na construção de comunidades, sendo pioneiro na introdução do conceito de ALUMNI no Brasil. Com formação em comunicação pela ESPM, História pela USP  e especialização em desenvolvimento de negócios pela Concordia Montreal, no Canadá, Eduardo Mesquita lidera hoje a QUICKBLUE, aceleradora de pessoas e a ALUMNI HUB, organização que implementa projetos e tecnologias de retroalimentação de ex alunos em instituições de ensino e é sócio do MyVillaApp, startup de tecnologia que promove a integração de moradores de condomínios e ruas em grandes centros urbanos.

Eduardo Saron
Mestre em Administração, com foco em Cidades Criativas, e pós-graduado em Turismo Cultural pela USP. É diretor superintendente do Instituto Itaú Cultural há 13 anos, onde é responsável pelos Projetos Culturais. Além do IC, também é secretário geral da Associação Nacional de Entidades Culturais não Lucrativas (ANEC), conselheiro da Fundação Bienal e do MASP, membro do conselho Nacional de Política Cultural (CNPC) e da Escola de Artes Visuais Parque Lage. É ex-membro da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC).

Elisa Marsiaj Gomes
Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, em Artes pela Central Saint Martins College of Art and Design (Londres), e pós-graduada em Cinema Documentário pela Fundação Getúlio Vargas. Desde 2003 dedica-se ao vídeo e à fotografia. Como parte do mestrado na Saint Martins, passou um período na Helsinki University of Art and Design, Finlândia, onde codirigiu o vídeo Oi Amor! (2003). Desenvolveu vídeos cenográficos para os espetáculos Sonho de um Homem Ridículo (2005) e Ricardo III (2006), ambos dirigidos por Roberto Lage.

Eugênia Gorini Esmeraldo
Com formação em Jornalismo (UFRGS), é mestre em História da Arte pela Unicamp e Museóloga. Foi  coordenadora de intercâmbio do MASP, onde também realizou várias curadorias de exposições, sempre abordando a coleção do museu. Tem artigos publicados e traduziu a biografia de Pietro Maria Bardi. Faz parte do Conselho do Instituto Lina Bo e P.M. Bardi, cuja sede é a Casa de Vidro, ex-residência do casal Bardi.

Fernando José de Almeida
Graduado em Filosofia e Pedagogia pela Faculdade Nossa Senhora Medianeira (1970), Mestrado e Doutorado em Filosofia da Educação pela PUC/SP (1977 e 1984), onde leciona, como professor titular, no Programa de Pós-Graduação em Educação. Pós-doutorado realizado em Lyon/França, no IRPEACS, em 1986-1987. Suas pesquisas se desenvolveram na área de Uso das Tecnologias da Informação e Comunicação para aprendizagem e políticas públicas. Foi Vice-Reitor Acadêmico da PUC (1992-1995). Secretário Municipal de Educação da Cidade de São Paulo (2001-2002). Participou de Programa de formação de Mestres e Doutores em Educação em Moçambique entre 1999-2006. Vice-Presidente da Fundação Padre Anchieta – Rádios e TV Educativas SP, e seu Diretor de Educação (2007-2013). Diretor de avaliação, currículo e formação – COPED – da Secretaria de Educação Municipal da Cidade de São Paulo. Foi diretor Nacional do SESC nas áreas de Educação e Cultura (2017). É Membro do conselho do Museu da Língua Portuguesa e do Museu do Futebol. É membro honorário da Academia Paulista de Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Informática, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, currículo, ensino-aprendizagem, informática e formação de professores.

Flavia Regina de Souza Oliveira
É sócia do Mattos Filho desde 2008, responsável pela prática de Terceiro Setor, Responsabilidade Social e Cultura. É graduada pela faculdade de Direito da USP, especialista em Direito Tributário pela PUC-SP e mestre em Gestão e Políticas Públicas pela Escola de Administração de Empresas da FGV. É professora do Programa de Educação Continuada da FGV e professora do MBA Gestão de Negócios Socioambientais da USP em 2013. Em 2011 ganhou o prêmio Pro bono and Access to Justice do International Bar Association.

Gioconda Bordon
É uma das diretoras da Sociedade de Cultura Artística. Formada em Letras pelo Mackenzie, morou em Paris por um ano para estudar literatura francesa. Coordenadora, desde 2007, do núcleo de rádio da Fundação Padre Anchieta – instituição responsável pela TV Cultura e pelas emissoras Cultura AM e FM, iniciou a carreira em 1989. Seu primeiro trabalho foi na Eldorado FM apresentando o semanal Giradischi, especializado em música italiana. Em 1993, passou para o comando do Espaço Informal, na frequência AM da mesma casa, trocando a música pelas entrevistas – o programa ganhou duas vezes o prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), em 1993 e em 2000. Comandou o programa Manhã Cultura, na rádio Cultura FM de São Paulo.

José de Oliveira Costa
Graduado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (1972) é sócio titular da Costa, Mello e Advogados, desde 1979. Atua, como advogado, na consultoria e assessoria em matéria de direito civil em geral, além do assessoramento no planejamento sucessório familiar e empresarial. Integra a Associação dos Advogados de São Paulo desde 1976, tendo sido membro do seu Conselho Diretor e da sua Diretoria (de 1998 a 2007). É sócio fundador do Instituto Fernando Henrique Cardoso, transformado, em dezembro de 2009, na Fundação Instituto Fernando Henrique Cardoso, integrando o seu Conselho Curador e exercendo, atualmente, o cargo de Diretor. Em setembro de 2014 foi eleito membro do Conselho Deliberativo do MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand.

Letícia Forattini Martins
Bailarina profissional. Começou a dançar em 1997 na Academia Lúcia Toller, e deu continuidade aos estudos com a maitre Gisele Santoro. Em 2005, por meio do Seminário Internacional de Dança de Brasília, partiu para a Alemanha, onde estagiou na Companhia de Ballet do Theater Magdeburg. No ano seguinte, ingressou na Companhia de Ballet do Theater Nordhausen (Alemanha), onde permaneceu até 2010. Ainda na Alemanha, integrou o elenco da Companhia de Ballet do Stadttheater Bremerhaven. É funcionária da Associação Pró-Dança desde 2013.

Luciano Cury
É graduado em Comunicação Social pela Fundação Armando Álvares Penteado (1989). Multimídia, designer premiado nas Bienais de 1998 e 2000 e BDA International em 2002 e 2016; diretor cinematográfico, documentarista e executivo de televisão. Participou da criação e implantação de inúmeras plataformas do segmento audiovisual. Foi diretor de criação do Grupo Bandeirantes de Comunicação e diretor de conteúdo do canal Arte1.

Maria Cristina Frias
Maria Cristina Frias é sócia do Grupo Folha. Jornalista, estudou filosofia na Universidade de São Paulo, além de psicologia e jornalismo na Pontifícia Universidade Católica. Tem MBA em finanças pelo Ibmec (Insper). Foi repórter na Folha de S. Paulo, Redação na qual exerceu várias funções, entre elas a de diretora Redação, na TV Globo e SBT, além de comentarista de economia no Grupo Band.

DIRETORIA EXECUTIVA E ARTÍSTICA

Inês Bogéa
Inês Bogéa é doutora em Artes (Unicamp, 2007), bailarina, documentarista, escritora e professora no curso de especialização Arte na Educação: Teoria e Prática da Universidade de São Paulo (USP). De 1989 a 2001, foi bailarina do Grupo Corpo (Belo Horizonte). Foi crítica de dança da Folha de S. Paulo de 2001 a 2007. É autora de diversos livros infantis e organizadora de várias obras literárias. Na área de arte-educação foi consultora da Escola de Teatro e Dança Fafi (2003-2004) e consultora do Programa Fábricas de Cultura da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo (2007-2008). É autora de mais de 70 documentários sobre dança.

CONSELHO FISCAL

Presidente

Helio Nogueira da Cruz
Possui graduação em Economia pela Universidade de São Paulo (1971), mestrado em Economia pela Universidade de São Paulo (1975) e doutorado em Economia pela Universidade de São Paulo (1977). Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo, membro de conselho da Fundação do Desenvolvimento Administrativo, membro – Núcleo de Política e Gestão Tecnológica da Universidade de São Paulo, – Secretaria da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e membro do conselho da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Mudança Tecnológica e Desenvolvimento Econômico.

Membros

Iside Maria Labate Maiolini Mesquita
Formada em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (1980) e em Letras pela Universidade de São Paulo (2007). Mestre em Literatura Brasileira na FFLCH – Universidade de São Paulo (2018). Integrou a Comissão de direção do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento -CEBRAP (1995-1999) e da Cosac & Naify Edições Ltda (1999-2002). Trabalha como consultora financeira em pequenas e médias empresas desde 2003 (até 2012) e (2017- 2018). Participou do Conselho Diretor e Fiscal – AAMA – CENTRO UNIVERSITÁRIO MARIA ANTONIA CEUMA/USP (2003-2010).

José Carlos de Souza Santos
Professor livre docente da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, da Universidade de São Paulo. Possui Graduação e Doutorado (1979) em Economia pela mesma Universidade. É pesquisador da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas – FIPE desde 1977 e Professor da Universidade de São Paulo desde 1981. Tem como linha de pesquisa a Economia dos Mercados Financeiros.

Eduarda Bueno (suplente)
Formada em Contabilidade pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996). Executiva financeira com 26 anos de experiência profissional em empresa multinacional. Nos últimos 10 anos atuou como CFO e Diretora Financeira da KPMG e KPMG Prev (Entidade Fechada de Previdência Privada). Anteriormente atuou na área de consultoria e auditoria em Big Four, atendendo empresas de grande e médio porte de vários segmentos, incluindo Capital Aberto, SEC e clientes internacionais. Atualmente é Diretora Financeira da Rudric e Associação Comunitária Despertar.

CONSELHO CONSULTIVO

Presidente

Rodolfo Villela Marino
Administrador formado pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo, mantida pela Fundação Getúlio Vargas, onde também cursou doutorado em Administração Pública e Governo. Mestre em Economia e Filosofia e em Estudos do Desenvolvimento pela London School of Economics (LSE). É diretor vice-presidente e conselheiro da Itaúsa – Itaú Investimentos S.A, membro dos conselhos de administração da Duratex S. A. e da Itautec S.A. Foi consultor do Governo Federal e Banco Mundial. Como voluntário, é diretor executivo da Sociedade de Cultura Artística, vice-presidente do conselho de administração do IEDI, membro do conselho diretor da Abrasca, membro do conselho de governança da Todos pela Educação, membro dos conselhos de administração do Instituto Itaú Cultural, do Instituto Unibanco, da Fundação Itaú Social e membro do conselho consultivo e fiscal do Instituto PDR.

MEMBROS

Anna Beatriz Galvão, Dolores Prades, Eric Alexander Klug, Flávia Kolchraiber, Jorj Petru Kalman, José Fernando Perez, Lygia da Veiga Pereira Carramaschi, Maria do Carmo Abreu Sodré Mineiro, Ricardo Campos Caiuby Ariani e Walter Appel.

ASSOCIADOS

Ana Grisanti de Moura, Arnaldo Vuolo, Debora Duboc Garcia, Eduardo Toledo Mesquita, Eduardo Saron, Elisa Marsiaj Gomes, Eric Alexander Klug, Eugênia Gorini Esmeraldo, Fernando José de Almeida, Gioconda Bordon, Henri Philippe Reichstul, Inês Vieira Bogéa, Jorj Petru Kalman, José de Oliveira Costa, José Fernando Perez, Luca Baldovino, Luciano Cury, Lygia da Veiga Pereira Carramaschi, Maria do Carmo Abreu Sodré Mineiro, Rachel Coser, Ricardo Campos Caiuby Ariani, Ricardo Cavalieri Guimarães, Ricardo Uchoa Alves Lima, Rodolfo Villela Marino, Suzana Maria Salles França Pinto e Walter Appel.

X