Dança em Rede

Aldo Lotufo

  • Data de falecimento: 17/09/2014

Histórico

Filho de Elvira e Francisco Lotufo, nasceu em Cuiabá em 1925. Chegou ao Rio de Janeiro, em 1944, para estudar arquitetura. No ano seguinte, ingressou na Faculdade Nacional de Arquitetura, concluindo o curso quatro anos depois. Porém, em 1947, descobriu sua verdadeira vocação: o balé.

Iniciou então seus estudos no Ballet da Juventude, tendo como professor Carlos Leite e posteriormente Maryla Gremo. Em 1950, ingressou no Corpo de Baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, trabalhando com Tatiana Leskova. Sua estreia nesta companhia se deu no balé A Noite de Walpurgis". "

Trabalhos

Alcançou oficialmente o posto de solista em 1954, já tendo dançado até então diversos papeis de primeiro bailarino em montagens como: Bodas de Aurora, Romeu e Julieta, Váriações Sinfônicas, Giselle, entre outros.

Foi em 1956, com a chegada de Leonide Massine remontando Les Presages, que Aldo brilhou como partner da grande estrela da Ópera de Paris, Yvette Chauviré. Recebendo assim, o título de Primeiro Bailarino.

Em 1959, protagonizou um dos maiores marcos de sua carreira artística, brilhando no papel do Príncipe Siegfried, na primeira montagem de O Lago dos Cisnes, em quatro anos na América Latina, com versão de Eugenia Feodorova.

Aldo dançou balés de diversos coreógrafos, como Etudes (Lander), O Corsário (Petipa), Romeu e Julieta (Maryla Gremo), Combate (Dollar), Descobrimento do Brasil (Feodorova e Leskova), dentre muitos outros.

Ao longo de sua carreira, recebeu diversos prêmios, medalhas e condecorações. Ao se aposentar, passou a dedicar-se ao ensino da dança.

Aldo Lotufo: O Grande Danseur Noble.

Links

http://veja.abril.com.br/vejarj/310506/capa.html

(Por Liana Vasconcelos | Pesquisa SPCD)" 762
X