Dança em Rede

Alessandra Kalaf

  • Categoria: Profissionais da dança
  • País de origem: Brasil
  • UF de origem: SP
  • Cidade de origem: São Paulo
  • Atividade: bailarina de flamenco
  • Atividade: Professora
  • Data de nascimento: 26/04/1976

Histórico

Após estudar dança contemporânea e ballet clássico, a bailarina Alessandra Kalaf encontra nos movimentos da dança flamenca a autenticidade que buscava para se expressar e se comunicar de forma espontânea com o público.
Inicia seus estudos de dança flamenca em 1996 no México, com a maestra Cristina Aguirre, e depois de seis meses retorna ao Brasil onde estuda com Yara Castro e Fernando De La Rua e integra por vários anos o elenco do grupo Laurita Castro com a direção de seus professores.
Estuda também com Deborah Nefussi e durante um ano participa do grupo de estudo de dança teatro dirigido por Daniela Nefussi. Anualmente aperfeiçoa-se com bailarinos espanhóis, no Brasil e na Espanha, como Javier La Torre, Eva “La Yerbabuena”, Rafaela Carrasco, Mercedes Ruiz, La Truco, Manuel Liñan, Concha Jareño, Carmen La Talegona, Rocio Molina, Domingo Ortega, entre outros.
Em 2001 funda o Grupo Luceros - Arte Flamenco junto com os baliarinos André Pimentel, Milene Muñoz e Priscila Grassi.
Nos anos de 2005 e 2006 passa a integrar o grupo de professores do Espaço Flamenco Yara Castro, além de lecionar por dois anos no Anhembi Tênis Clube.
Em julho de 2006 abre as portas do Estúdio Flamenco Ale Kalaf com a proposta de pesquisar e desenvolver uma movimentação contemporânea unida aos ritmos, a força e a tradição dos bailes flamencos. Desde então com o grupo formado pela escola, dirige e produz diversos espetáculos , entre eles, “Flamencas”, Café Paon (2008), “Las Cantaoras”, Teatro Folha (2009), “Flores", Teatro Folha (2010), “Frida Kahlo y Sus Mundos”, Teatro Folha (2011), “Juerga de Samba”, Teatro Folha (2012), “Terciopelo”, Teatro Folha (2013), e “Mais amor por favor”, Teatro Folha (2014).Desde 2006 desenvolve com o Grupo Luceros uma pesquisa de movimentação flamenca e musicalidade brasileira com o compositor e músico Toninho Ferragutti. Com o Grupo, esteve em cartaz no Restaurante Tapas em São Paulo por sete meses como grupo principal. Apresenta-se no espetáculo "Paisagem Flamenca", na casa de show Café Piu Piu em São Paulo como Grupo convidado. Cria e produz o espetáculo “Poéticas” no Teatro Sérgio Cardoso em São Paulo e no Teatro Municipal de São Sebastião. Produz e atua como bailarina no espetáculo "Memórias Poéticas" em parceria com Raies Dança Teatro no Theatro São Pedro em São Paulo. Apresenta-se como grupo convidado no “Festival Internacional de Flamenco de São José dos Campos” no Teatro Municipal de São José dos Campos ao lado do bailarino espanhol Davi Paniagua."

Trabalhos

Em 2007 participa do espetáculo “Retratos”, dirigido por Fabio Rodriguez, ao lado de bailarinos brasileiros e dos convidados internacionais Carmen “La Talegona” e Talegón de Córdoba.

Em 2010 apresentou com o Grupo Luceros o espetáculo “Yendo” no Circuito Cultural Paulista e na Virada Cultural Estadual.

Em 2011 participa como bailarina convidada nos shows da banda Saravacalé de Barcelona, gravando com eles o clipe “Luna do Sahy”.

Em 2011 o Grupo Luceros é contemplado pelo edital Proac com o espetáculo Luceros dança Toninho Ferragutti, com a Direção de Clarisse Abujamra, se apresentando em Botucatu, Paranapanema, Atibaia, Lençois Paulista e São Luis Do Paraitinga . Em 2012 viaja com o espetáculo pelo circuito cultural Paulista.

Em junho de 2012 participa com o grupo Luceros no “III Plataforma Estado da Dança“ com o trabalho “Luceros Dança Toninho Ferragutti” no teatro Sergio Cardoso e em agosto do mesmo ano, na Galeria Olido, Sala Paiçandu.

Em 2013 participa em Campinas no Teatro Castro Mendes, do espetáculo “Antonio” com o renomado bailarino espanhol Antonio Canales e grandes nomes do flamenco brasileiro.

Também em 2013 participa da virada Cultural da cidade de São Paulo na Casa Das Rosas – Espaço Haroldo De Campos De Poesia e Literatura como diretora e coreógrafa do Grupo Flamenco Ale Kalaf com o espetáculo “Bailaora Andaluza“.

Neste mesmo ano, produz e atua como bailarina no espetáculo “Oro Molido“, com a direção da espanhola Carmen Talegona, grande nome do flamenco atual. O espetáculo foi resultado da residência artística de Carmen durante dois meses no Estúdio Flamenco Ale Kalaf.

Em 2014 também participa como bailarina convidada no show “Con Alma“ com a Cantora espanhola Irene Atienza no VI Festival Internacional do Documentário Musical no auditório do MIS.

Nos dias 1 de junho e 7 de setembro de 2014 participa de shows flamencos no Tom Jazz, espaço referência em espetáculos de música ao vivo na cidade de São Paulo.

Em 2014 apresenta novamente “Luceros dança Toninho Ferragutti “ na Virada Cultural de São Paulo, no palco da dança no Anhangabaú, e no mesmo evento dirige o Grupo Flamenco Ale Kalaf no show “La Leyenda Del Tiempo “, na Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura.

Em 2014 é contemplada com o edital Pronac e viaja para Espanha com o grupo “Encuentro Flamenco” com o propósito de pesquisar e desenvolver ainda mais sua vivencia e técnica na arte flamenca.

Em dezembro de 2014 se apresenta no aniversário de 10 anos da Casa Das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura como diretora, coreógrafa e bailarina do Grupo Flamenco Ale Kalaf no espetáculo "#NOSOYGITANA".Ainda em dezembro de 2014 é contemplada pelo edital "O BOTICARIO NA DANÇA" com o espetáculo “Luceros Dança Toninho Ferragutti” e recebe patrocínio para shows durante o ano de 2015."

Videografia

Videoclip Alessandra Kalaf: https://vimeo.com/119692667

Duo Frida y Diego, Alessandra Kalaf e André Pimentel: https://vimeo.com/55015679

Duo La Llorona, Alessandra Kalaf e Carolina Zanforlin: https://vimeo.com/55047079

Videoclip Luna do Sahy, Saravacalé com participação especial de Alessandra Kalaf: https://vimeo.com/55015680"

Links

X