Dança em Rede

Alice Ripoll

  • Categoria: Profissionais da dança
  • País de origem: Brasil
  • Cidade de origem: Rio de Janeiro

Histórico

Atividade atual: Diretora e Coreógrafa

Alice Ripoll - Foto: Divulgação

Alice Ripoll - Foto: Divulgação
 

Biografia

Coreógrafa, intérprete e diretora de movimento para teatro e cinema, Alice nasceu no Rio de Janeiro.

Aos 21 anos, estudando para se tornar psicanalista, tomou um caminho desviante para começar a pesquisar dança, pois se sentia muito curiosa sobre as possibilidades dos corpos e sobre pesquisa de movimento. Alice se formou na Escola e Faculdade Angel Vianna, e começou a trabalhar como coreógrafa.

Dirigiu muitos espetáculos, dançou em alguns - principalmente os seus, e também trabalhou com atores e artista de circo. Atualmente seu trabalho abraça a dança contemporânea e as danças urbanas do Brasil, através de uma pesquisa que abre espaço para que os bailarinos transformem em imagens suas experiências e memórias.

Alice dirige dois grupos: REC e SUAVE.

Com a Cia. REC criou os espetáculos Cornaca (2009), Katana (coprodução Panorama Festival 2012),  (2015), a peça para crianças Pé de vento cabeça no chão (coprodução Panorama Festival 2015) e a performance aCORdo (2017).

Com a Cia. SUAVE criou os espetáculos Suave e Cria, unindo a dança contemporânea ao “passinho do funk”, estilo de dança urbana do Rio de Janeiro.

Seus trabalhos já foram apresentados em diversos festivais no Brasil, como o Festival Panorama, Bienal SESC de Dança, Festival Dança Gamboa, Bienal de Dança do Ceará e Trisca Festival; e no exterior: Kampnagel - Internationales Sommerfestival, Zürcher Theater Spektakel, Noorderzon, Rencontres Chorégraphiques de Seine-Saint Denis; Projeto Brasil (em 4 cidades na Alemanha: HAU em Berlim, Hellerau em Dresden, Tanzhaus em Düsseldorf e Mousonturm em Frankfurt), Centre National de la Danse (Paris), Festival de la Cité (Lausanne), Norrlandsoperan (Umeå) e Kunstenfestivaldesarts (Bruxelas).

Alice realizou a direção de movimento de diversas peças do grupo teatral Foguetes Maravilha e também trabalhou com os artistas Fernando Klipel, Camila Moura, Renato Linhares, Laura Samy, Dani Lima, João Saldanha, Ivan Sugahara, entre outros.
 

Principais trabalhos

Cia REC:
Lavagem (2020)
aCORdo (2017)
Pé de vento cabeça no chão (2015)
Bô (2015)
Katana (2012)
Cornaca (2009)

Cia Suave:
Cria (2017)
Suave (2014)

Outros trabalhos:
O princípio da casa dos pombos
Que as saídas sejam múltiplas
O maravilhoso museu da caça e da natureza

Links

Site da Coreógrafa Alice Ripoll:
https://aliceripoll.com/

Sobre sua trajetória e obras:
https://aliceripoll.com/Sobre

Bibliografia

ROMANO, Lúcia Regina Vieira. "Nós, o público." Sala Preta 19, no. 1 (2019): 288-305.

(Igor Gasparini | Pesquisa SPCD)

Videografia

Canal do Vimeo de Alice Ripoll:
https://vimeo.com/user7812651

Teaser Cria:
https://vimeo.com/259029042

X