Dança em Rede

Ângela Souza

  • Categoria: Profissionais da dança
  • País de origem: Brasil
  • UF de origem: CE
  • Cidade de origem: Fortaleza
  • Atividade: Artista-pesquisadora de dança

Histórico

Ângela Souza é artista e pesquisadora em dança cearense. Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará (2006), é ainda mestre em Dança da Universidade Federal da Bahia e possui formação complementar pelo Centro Em Movimento – c.e.m.

De 1996 a 2002, foi integrante da Companhia da Arte Andanças, dirigiida pela coreógrafa Andréa Bardawil. Estudou no Colégio de Dança do Ceará entre 2000 e 2002, onde foi formada coreógrafa, e para aprofundar conhecimento sobre o Sistema Laban/Bartenieff cursou especialização na Faculdade Angel Vianna, no Rio de Janeiro.

Desde então, Ângela Souza vem investigando processos compositivos e as relações entre dança, teatro, artistas e companhias independentes de Fortaleza, entre eles o coreógrafo da Cia Dita, Fauller, (com o projeto de gravação de documentários Dança na Grama), o diretor de dança Alysson Amâncio Companhia de Dança (com o acompanhamento crítico de alguns trabalhos como Burra) e Joubert Arrais (com quem mantém o blog Entre Danças e partilhou a pequisa dos projetos Virar Bicho/2010 e Masculina/2013).

Em 2009, Ângela foi selecionada para a quarta edição do programa Rumos Itaú Cultural Dança, onde por dois anos realizou mapeamento para a Base de Dados do programa nos estados do Ceará, Maranhão e Piauí.

Links

Fonte:

GADELHA, Rosa Cristina Primo. A Dança Possível: as Ligações do Corpo Numa Cena. / Rosa Cristina Primo Gadelha. - Fortalza: Expressão Gráfica e Editora Ltda., 2006.

http://www.itaucultural.org.br/impressao.cfm?release=6834

http://palcocariridanca.blogspot.com.br/2011_02_01_archive.html


http://www.oestadoce.com.br/noticia/atracoes-de-hoje-na-bienal

(por Elisa Parente | Pesquisa SPCD)" 672

Bibliografia

Assimetrias simétricas de Burra, texto de Ângela Souza sobre o espetáculo da Alysson Amâncio Companhia de Dança:
http://palcocariridanca.blogspot.com.br/2011/04/assimetrias-simetricas-de-burra.html

Trabalhos

Coreógrafa:
- Três e 1/2 (2001). Coreografias de Ângela Souza (Instante), Gerson Moreno (Carne Benta e Fauller (Um Momento Delicado e Cabaret InMagem) - Colégio de Dança do Ceará
- Terceiro Tempo (2002). Coreografias de Ângela Souza (História Colorida), Fauller (De-vir) e Valéria Pinheiro (Nudo Barro).

Bailarina:
- Outro Tango (2002). Coreografia de Paulo Caldas
X