Dança em Rede

Balangandança Cia.

  • Categoria: Companhias Profissionais
  • País de origem: Brasil
  • UF de origem: SP
  • Cidade de origem: São Paulo
  • Ano de criação: 1997
  • Responsável: Georgia Lengos
  • Responsável cargo: Diretor
  • Contato: Anderson do Lago Leite. (011) 98577-4941/.
  • Telefone: 114112-2427
  • E-mail: balangandanca@gmail.com

Histórico

Criada em 1997, a Balangandança Cia. dirigida por Georgia Lengos, une arte e educação para discutir a linguagem corporal da criança com trabalhos originais.
Com o objetivo de falar a linguagem corporal da criança de hoje, a companhia vem se afirmando e desenvolvendo a linguagem de dança contemporânea dirigida às crianças, respeitando-as como espectadores criativos e participativos.

O foco central da “Balangadança Cia” é aliar o cotidiano lúdico infantil às danças populares brasileiras, investigando a relação entre composição coreográfica e improvisação. Além disso, busca oferecer à criança a possibilidade de resgatar o lado lúdico, saudável e criativo do copo e de apreciar espetáculos de dança de qualidade de maneira a resgatar o lado lúdico, saudável e criativo do corpo.
Para isto, o trabalho corporal tanto criativo quanto didático tem como princípio a educação somática que alia as técnicas de consciência corporal ao trabalho de investigação criativa e à pesquisa de linguagem cênica.

Ao longo destes 15 anos, a Cia. vem disseminando seu trabalho em âmbito nacional e alcança públicos das mais variadas classes sociais e faixas etárias, através da apresentação de seu repertório, da realização de oficinas para crianças e educadores, das mesas/debate, dos seminários, das publicações e, da participação em Mostras, Congressos e Festivais tanto nacionais quanto internacionais. Ao mesmo tempo, a “Balangandança Cia” tem inaugurado programações de dança para criança que geram movimentos e novos projetos.
No âmbito da formação/ensino de dança, desenvolvemos estratégias para o ensino da dança contemporânea para crianças, relacionado com nossas práticas corporais e processos criativos e sistematizamos propostas de instrumentalização (capacitação) de profissionais para que possam desenvolver seus trabalhos com uma abordagem mais consciente, criativa e construtiva da dança, conectada com o mundo em que vivemos e com a participação da criança enquanto sujeito de seu percurso.

Trabalhos

Os espetáculos do repertório são: “Brincos e Folias”, “Entranças”, “Roda Pé” e “O Tal do Quintal” e “Dança em Jogo”, além dos videodanças “Pé de moleque” e “Em outro pé”.

Em 2011: Projeto “Gira Gira – Balangandança em movimento”.

Em 2012 “Álbum de figurinhas” – danças para colecionar.
X