Dança em Rede

Bienal Internacional de Dança do Ceará – De Par Em Par

  • Ano de criação: 2008
  • Direção: David Linhares
  • Ocorrência: outubro
  • Voltado à: profissionais

Histórico

A Bienal De Par em Par foi criada em 2008 para preencher as lacunas dos anos pares da Bienal Internacional de Dança do Ceará. Com o objetivo de enfatizar a aproximação da dança com outras linguagens, o evento abre espaço também para as artes visuais e o audiovisual, ampliando o debate entre artistas de diversas áreas.

A última edição realizada em 2012 trouxe dois programas: o 3º Encontro Terceira Margem, que selecionou espetáculos, videoinstalações, performances e intervenções urbanas; e o CirculaDança, que fomentou a circulação de trabalho, residências de criação e oficinas por nove cidades interioranas do Ceará.

O tema Dramaturgias do Corpo foi a pauta do Seminário Terceira Margem que trouxe palestras de Ana Godinho (Portugal), Juliana Moraes (SP), Thereza Rocha (RJ/CE), Alexandre Veras (CE), Paulo Caldas (RJ/CE), Beatriz Furtado (CE) e José Gil (Portugal).

Na edição 2008, o evento se estruturou sobre três eixos: - Programa de Registro e Memória - Comemoração de 10 anos de Bienal, com a publicação do livro 10 anos de Bienal Internacional de Dança do Ceará: livro organizado pelo pesquisador Airton Tomazzoni (RS), contando com a participação das pesquisadoras cearenses Rosa Primo, Thaís Gonçalves e Thatiane Paiva, com tiragem de 1.000 exemplares.
- DOC/Bienal – Documentário realizado pelo videomaker Alexandre Veras, a partir do material colhido na VI edição da Bienal (2007).
- Revista Olhar/CE – produção e edição da publicação.

Outros programas fazem parte da Bienal de Par em Par:
- Programa de Circulação Dança em Palavras, que promove a visita de coreógrafos e companhias cearenses a projetos sociais, escolas públicas e privadas, promovendo ensaios abertos, mostras de vídeo e conversas entre os artistas e o público
- CirculaDança, com a circulação de companhias pelo interior do estado, num programa que envolve não apenas espetáculos, mas também residências artísticas e encontros com o público.
- Circulação da Mostra Vídeo-Dança/CE, com coletânea da produção cearense pela periferia de Fortaleza e interior do estado.

Processo seletivo

Informações sobre convocatória e processo seletivo: (85) 3268.3034 e comunica@bienaldedanca.com.
X