Dança em Rede

Cubos Companhia de Dança

  • Categoria: Grupos de dança
  • País de origem: Brasil
  • UF de origem: SE
  • Cidade de origem: Aracaju
  • Ano de criação: 2007
  • Contato: (79) 8843-8826
  • Telefone: (79) 3231-3385
  • Endereco: Rua Jovino Silva, 429
  • Bairro: Luzia

Histórico

A Cubos Companhia de Dança surgiu em março de 2007, inserida em um cenário de efervescência cultural no Estado de Sergipe. Nesta época foi dada a oportunidade de criação e firmação dos grupos de artes cênicas no Estado. Foram criados a Semana Sergipana de Dança, Semana Sergipana de Teatro, a Virada Cultural de Aracaju, os Projetos Arte em Toda Parte e Freguesia, além do Projeto Verão Sergipe, oportunizando aos grupos locais o acesso a equipamentos públicos de qualidade. Dentro desta efervescência cultural a Cubos Companhia de Dança foi possibilitada a desenvolver sua linguagem artística e estética que busca a interlocução necessária entre a técnica do balé clássico e a dança contemporânea, em seus espetáculos.

O seu mais recente trabalho chamado “REVERSO” foi contemplado com o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2008, possibilitando a troca de experiências com artistas de diferentes segmentos artísticos. A Cubos já se apresentou em quatro Estados brasileiros (Sergipe, São Paulo, Pernambuco e Pará) abrangendo nove cidades (Aracaju, Lagarto, Nossa Senhora do Socorro, Laranjeiras, São José do Rio Preto, Fernandópolis, Votuporanga, Recife e Belém), trocando informações com o público local.

A companhia, ao longo dos seus seis anos de trabalho, mantém atividades que visam desenvolver o estudo em dança por intermédio de oficinas, apresentações de espetáculos e discussões dentro e fora do Estado de Sergipe. A participação em festivais internacionais como o Fórum Internacional de Dança de Rio Preto/SP, o Festival Internacional de Dança do Recife e o Dança Pará Festival, a contemplação do Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2008 e o Prêmio “O Capital” de Melhor Produção dos últimos cinco anos, comprovam a qualidade, o apuro técnico e conceitual nas produções desenvolvidas pela companhia.

Na cidade de Aracaju (SE), os integrantes da companhia ministram aulas balé clássico, jazz dance, sapateado e dança contemporânea no Centro Cubos de Cultura e Artes, promovem oficinas de dança contemporânea acerca de suas pesquisas corporais. Além disso, contribuem para pesquisas acadêmicas, e oferece o projeto “Sala Aberta”, onde é mostrado para o público o processo de criação dos seus espetáculos.

Em seu repertório possui três obras: Brincando (2007), Reverso (2009) contemplado com o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2008, Particular (2012), além do projeto “Sala Aberta”.

Premiações:
-Medalha de Mérito Cultural Tobias Barreto (Sergipe,2013)
-Prêmio Capital (2011)- Melhor Produção pelo espetáculo “REVERSO”
-1º Lugar Festival Nacional de Dança de Aracaju (2009)
-Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna (2008)
-1º Lugar Dança São Cristovão (2007)


FICHA TÊCNICA DA COMPANHIA
Direção: Rodolpho Sandes
Elenco: Julia Delmondes, Renata Mello, Rodolpho Sandes e Viviane Gonzaga.
Artista Colaborador: Alan Adi
Maître de Ballet: Klely Perelo
Iluminação: Sérgio Robson
Cenotécnico: Edvan Bezerra
Assessoria Executiva: Telma Delmondes
Parceria: Centro Cubos de Cultura e Artes e Instituto Saberes

Links

www.cubosdanca.com.br




Por Flávia Brassarola Borsani (pesquisa SPCD)"

Trabalhos

Possibilidades Urbanas
Particular"
"Sala Aberta"
"Reverso"
"Multipleto"
"Brincando"
"As Quatro Estações de um Ser"
X