Dança em Rede

…AVOA! Núcleo Artístico

  • Categoria: Companhias Profissionais
  • País de origem: Brasil
  • UF de origem: SP
  • Cidade de origem: São Paulo
  • Direção artística: João
  • Direção executiva: João
  • Responsável: Luciana Bortoletto
  • Responsável cargo: Diretor
  • Contato: Luciana Bortoletto
  • E-mail: lu@lucianabortoletto.com

Histórico

O …AVOA! Núcleo Artístico, criado em 2006, investiga um espaço intervalar que, ao mesmo tempo, distingue e une dança, poesia, sociedade. Em praticamente todos os trabalhos artísticos do núcleo e em grande parte das atividades realizadas por ele em espaços públicos, dança e poesia tornam-se um tipo de “filtro” através do qual as ruas e a cidade são vividas. Esse modus operandi constitui a origem e a base do …AVOA!. 

Atualmente reconhece o amadurecimento de pesquisa, busca aprofundamentos, continuidade no trabalho criador/intérprete e difusão através do ensino, do intercâmbio e de ações culturais (per)formativas. 

Em um processo que envolve pesquisa, ensino e criação, desvela-se a noção de circulação de afetos, proposta por Ana Pais. Também convida à “qualidade poética da vida”, termo cunhado por Egard Morin, ao sermos impactados por emoções estéticas provocadas pela poesia e pela Arte.

O …AVOA! Núcleo Artístico volta-se para dentro do corpo e da cidade – micro e macrocosmo – investigando a potência da dança no criador-intérprete que atua a partir da rua, articulando dança, poesia, música, fotografia. Explora questões relacionadas a alteridade, ecologia urbana, relações humanas, patrimônio. Atua a partir de três eixos: pesquisa, ensino e criação.

  Criações: 
http://avoanucleoartistico.com.br/criacoes/  

Trabalhos

Intervenção: Arquipélago (2020)
Solos de Rua (2018)
Andar_ilha (2017)
Solo de Rua (2012)
Pequena dança para crescer nos vãos (2014/2015)
Encontro em três versos (2006)

 

Bibliografia

Bortoletto, Luciana. “Museus e centros de ciências como espaços educativos não formais.” ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ENPEC) 9 (2013).

Allemand, Débora Souto, and Thiago Silva de Amorim Jesus. “A Dança e a Cidade: um estudo comparativo entre Pelotas e São Paulo.”

Allemand, Débora Souto, and Eduardo Rocha. “Territórios criados pelo… AVOA! Núcleo Artístico: relações possíveis entre dança e cidade.” Urdimento-Revista de Estudos em Artes Cênicas 1, no. 28 (2017): 253-270.

(Igor Gasparini | Pesquisa SPCD)

Videografia

Documentário sobre o …AVOA! Núcleo Artístico:
https://www.youtube.com/watch?v=auqlhr6If2w

Vídeo teaser de Solos de Rua:
https://www.youtube.com/watch?v=7nUAQugSpAY

Íntegra de Solos de Rua:
https://www.youtube.com/watch?v=DMFC_06uZuA&feature=youtu.be

Ultrapássaros – Mostra de Fomento à Dança:
https://www.youtube.com/watch?v=qQxYQPElQg4
 

Links

Verbete editado por:

João
X