Dança em Rede

Deslocamentos

  • Categoria: Coreografias
  • País de origem: Brasil
  • Cidade de origem: São Paulo
  • Ano de criação: 2014
  • Duração: 60 min.
  • Grupos de estreia: Marta Soares e Cia
  • Autores: Coreógrafo: Marta Soares

Histórico

Deslocamentos - Marta Soares e Cia - Foto: João Caldas.

Deslocamentos - Marta Soares e Cia - Foto: João Caldas.

Deslocamentos - Marta Soares e Cia - Foto: João Caldas.

Deslocamentos - Marta Soares e Cia - Foto: Joã

Mini Biografia do Coreógrafo

Marta Soares é dançarina e coreógrafa. Completou o One Year Course no Laban Centre for Movement and Dance em Londres. Em Nova Iorque completou o bacharelado em artes (BA) no Empire State College na State University of New York (SUNY), o Certificado em Análise de Movimento Laban (CMA) no Laban/Bartenieff Institute of Movement Studies (LIMS), estudou e trabalhou com a diretora e dramaturga Lee Nagrin (fundadora do grupo “The House” dirigido por Meredith Monk e ganhadora do Prêmio OBIE em dramaturgia) e nas escolas Movement Research, Susan Klein, Alwin Nickolais, entre outras. Apresentou seus trabalhos em show cases em vários teatros downtown de Nova Iorque, entre os quais destacam-se: PS 122, DIA Arts Foundation e The Knitting Factory. Recebeu a Bolsa para artistas da Fundação Japão através da qual estudou dança butô com Kazuo Ohno em Tóquio.
Os seus trabalhos foram apresentados em vários festivais nacionais e internacionais, tais como: Fórum Internacional de Dança em Belo Horizonte (FID), Festival Panorama Rio Arte de Dança, Festival Porto Alegre Em Cena, Festival Internacional de Dança de Recife, Bienal Internacional de Dança do Ceará e Festival de Dança de Joinville. Festival Temps d’Images no CentQuatre em Paris, França, Festival Queer Zagreb em Zagreb, Croácia, Festival Europália no The Single na Antuerpia, Bélgica e Festival In Transit na Haus der Culturen der Welt em Berlim, Alemanha.
É mestre em Comunicação e Semiótica e doutora em Psicologia Clínica/Artes (Núcleo de Subjetividade) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde também lecionou na Faculdade das Artes do Corpo no período entre 1999 e 2012. A artista tem quatro prêmios da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) na área da dança.

 

Links

Entrevista com Marta Soares
MIT-SP

Marta Soares na Enciclopédia do Itaú Cultural
Link de acesso

Bibliografia

Vinagre, Talita Alcalá. Dançar sobre ruínas: a potência política da dança de Marta Soares. 2012. 226 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
Santana, Eduardo Augusto Rosa. "De escavatório a pausa–um corpo-sambaqui nos Vestígios de Marta Soares." (2012).
Reis, Andréia Maria Ferreira. "Da Organicidade à (Des) Construção e Fragmentação: uma Análise da Obra de Marta Soares." GAMBIARRA 1, no. 1: 75-80.
Lamas, Flaviany Leite. "Femininos Silêncios na Dança Contemporânea." In I Encontro Internacional de Cultura, Linguagens e Tecnologias do Recôncavo (2017). 2017.

 

(Igor Gasparini | Pesquisa SPCD)

Videografia

Entrevista sobre Deslocamentos - Marta Soares 
SESC Avenida Paulista

Programa Arte 1 - Marta Soares
"O desenho da dança no Brasil"

Sinopse

Deslocamentos são partituras coreográficas constituídas por combinações de corpos acoplados por figurinos, que ao se movimentarem geram figuras híbridas, sem classificação pré-estabelecida e que podem, simultaneamente, virem a ser homem e mulher, vivo e morto, dentro e fora, figura e fundo – corpos informes em trânsitos entre deformações e transformações.
O trabalho Deslocamentos, de Marta Soares, é uma obra de arte, a ser contemplada silenciosamente como nos corredores de um museu. Não é para assistir, mas para desvendar. A performance se configura como pesquisa em que o corpo conectado dos bailarinos constrói formas diversas conjuntamente.

X