Dança em Rede

Diego López

  • Categoria: Profissionais da dança
  • País de origem: Argentina
  • Atividade: Bailarino
  • Data de nascimento: 18/01/2024

Histórico

Natural de Mar del Plata, na Argentina, Diego López trabalhou como bailarino em uma série de companhias de dança: *Solista Principal do Ballet do Teatro Mar del Plata , na Argentina (1984-87) *Ballet Stable MDP -1989- Argentina * Ballet Del Atlântico – Argentina * Lúmini Cia de Dança- Brasil * Foi, de 1987 a 1991, Primeiro Bailarino do Staatheater am Gartnerplatz (Munique – Alemanha) onde recebeu o PRÊMIO de “Melhor Bailarino Estrangeiro” das mãos de Rudolf Nureyev - Presidente do Júri – e de importantes críticos de arte. Nessa época, Diego López conhece pessoalmente Maurice Béjart, que o ajuda a organizar suas idéias, criando as bases dos métodos de Ballet Contemporâneo e Multimetodologias de Improvisação. No ano de 1987, “Ano Internacional da Paz”, as suas obras coreográficas Psicotango" e “Los Cuatro Jinetes del Apocalipsis”, filmadas, representaram a República Argentina no encerramento internacional organizado nos Estado Unidos pela ONU. Hoje essas obras fazem parte do acervo histórico e cultural da ONU, ficando nos arquivos documentais, a pedido da mesma. Como professor e coreógrafo, já trabalhou em várias partes do mundo: *Dance World 301 – Austrália. *Ballarat Dance Works – Austrália. *Victoria Australian Ballet – Australia. *Ópera de Tókio – Japão. *Lúmini – Brasil. *Studio Liudmila Polonskaya – Brasil. *Rambert Ballet – Londres. *Ópera de Berlin – Alemanha. *Alonzo King Lines – USA. "

Trabalhos

Projeto Cyclo XXI
Ballet Contemporâneo

*Origem

O Projeto Cyclo XXI Ballet Contemporâneo, chamado originariamente de Cyclos, teve início em 1988 na Suíça quando Diego López V’era ainda era bailarino.
Com uma consolidada carreira artística internacional, o bailarino e coreógrafo argentino, agora radicado no Brasil, desenvolveu sua pesquisa de movimento inspirada nas linhas coreográficas de Maurice Béjart, nas técnicas de improvisação de William Forsythe e nas pesquisas teatrais de Eugenio Barba. Ícones da história da dança moderna, Béjart e Forsythe imprimiram em Diego López, a busca por uma dança libertadora dos conceitos pré-formulados, honesta à necessidade de expressão artística, que ainda no século XXI procura conquistar platéias, e concreta no objetivo de formação de bailarinos.

O início da pesquisa contém fatos marcantes da história do coreógrafo. A decisão por este percurso teve início na Suíça em 1988, quando ainda primeiro bailarino solista do Staatheater Am Gärtnerplatz (Munique, Alemanha) conheceu Maurice Béjart e num encontro de seis horas de duração, puderam discorrer sobre a relevância da sua própria arte. Béjart “organizou” o raciocínio artístico de Diego.

Deste encontro nasceu a certeza da linha de trabalho que Diego adotaria como uma filosofia real. Assim nasce o Projeto Cyclo XXI – Ballet Contemporâneo, em homenagem ao “Ballet do Século XX” de Maurice Béjart.”

*Objetivos

O Projeto Cyclo XXI tem como objetivo a formação de bailarinos, professores e coreógrafos profissionais de dança contemporânea de nível internacional.

*Processo Evolutivo

O método Ballet Contemporâneo Contemporâneo iniciado a partir da reunião de Diego com Maurice Béjart (1988), foi evoluindo ao longo dos anos até sua conformação atual, dando origem, baseado em William Forsythe, ao segundo método chamado Multimetodologias de Improvisação. Este, soma os melhores caminhos de improvisação utilizados historicamente pela dança moderna e dando formato metodológico aos recursos desenvolvidos por William Forsythe.

*Justificativa dos Métodos e Projeto

Diego López criou o método de Ballet Contemporâneo, onde a partir da técnica clássica é ensinado todo o complexo mundo contemporâneo do nosso século, tomando como referências Maurice Béjart, William Forsythe e Jíri Kylian.
Todos os fundamentos embrionários da Dança Moderna deixados por Martha Graham, Lester Horton e José Limón não foram esquecidos e também fazem parte do método.
O aprendizado expressivo é enriquecido pela inserção da Antropologia Teatral de Eugenio Barba.

Logo, quando os bailarinos chegam a níveis avançados, chega-se à conclusão de que só fazer aula não necessariamente formará bailarinos profissionais.
Não é suficiente saber executar, é preciso saber pensar.

Surge, conseqüentemente, o método de Multimetodologias de Improvisação. A improvisação é a ferramenta fundamental do coreógrafo. Quem coreografa está improvisando possibilidades que irão ficando (ou não) no processo de erro e acerto da experimentação.

Hoje os melhores bailarinos contemporâneos improvisam e fazem parte do processo coreográfico.
Mas o método vai além disso, pois tem como objetivo que os bailarinos subam ao palco para improvisar perante o público.

O Projeto Cyclo XXI vem a ocupar um espaço fundamental, dando a oportunidade a uma maior quantidade de jovens de se tornarem profissionais dentro da realidade do mundo atual.

Videografia

Apresentação especial de Diego López – Resultado do projeto Cyclo XXI Brasil, no quesito Improvisação:
http://www.youtube.com/watch?v=b3Sz6JVqrX8&list=UUUY_psbTBVGYnWLMENTR-eQ

Diego López, em performance, durante o seu Curso de Ballet Contemporâneo em Minas Gerais: http://www.youtube.com/watch?v=an4OrOpEH_o&list=UUUY_psbTBVGYnWLMENTR-eQ

Espetáculo Palavras do Silêncio, com coreografia de Diego López: http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=XPzQ9kSJ-90

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Links

Texto de Diego López:- Orgulho com Maturidade”, tratando da realidade enfrentada por bailarinos, coreógrafos e artistas da dança no Brasil: http://culturasustentabilidade.blogspot.com.br/2012/03/orgulho-com-maturidade-diego-lopez-vera.html

(Liana Vasconcelos | SPCD Pesquisa)”” 308″

Verbete editado por:

Atualizado (MAIO 2020)
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