Dança em Rede

Ernesto Gadelha

  • Categoria: Profissionais da dança
  • País de origem: Brasil
  • UF de origem: CE
  • Cidade de origem: Fortaleza
  • Atividade: Coordenador da Escola Pública de Dança da Vila das Artes
  • Atividade: Coreógrafo

Histórico

O professor de dança, curador e diretor Ernesto Gadelha é formado em Pedagogia da Dança pelo Instituto de Danças Cênicas da Escola Superior de Música de Colônia e pós-graduado em Dança Contemporânea na Escola Superior Folkwang, em Essen, ambas na Alemanha.

Atuou como bailarino profissional e professor em companhias e grupos de dança do Brasil, Holanda, Alemanha, Israel e Costa Rica. Como curador, ajudou a formar a programação de eventos como a Bienal Internacional de Dança do Ceará (nas edições de 2009, 2011 e 2013) e Festival de Dança Litoral Oeste, no Ceará, e o Festival de Dança do Recife, na capital pernambucana. Colaborou ainda com mostras como Festival de Dança de Joinville e Move Berlin.

Na década de 1980 no Ceará, o número de bailarinos homens era reduzido, mas Ernesto teve curiosidade para experimentar novas experiências. Na época, ele cursava Engenharia de Pesca, mas frequentava alguns festivais para prestigiar amigas e achava curioso ver outros rapazes dançando.

Em 1983, Ernesto decide deixar a faculdade e cursar atividades que relacionassem trabalho corporal com música, como capoeira e dança. Naquele mesmo ano, o bailarino teve contato com uma trupe de Campinas que estava de passagem por Fortaleza e que havia aberto seleção para bailarino homem.

Antes de seguir para São Paulo, Ernesto cursou balé clássico durante um ano em Fortaleza, na Escola de Ballet Monica Luiza. A paixão pelo balé foi imediata e Ernesto seguiu para Campinas onde foi estagiário do corpo de baile da Escola Lina Penteado, por três anos.

Em seguida, prestou audição para o Balé da Cidade de São Paulo, onde foi contratado e fez parte da equipe por mais 4 anos até sua profissionalização.

Ernesto também buscou experiências fora do país e morou sete anos e meio na Alemanha. Lá, estudou e trabalhou na Ballettakademie Köln / Folkwang Hochschule e esteve em contato com grandes referências do movimento, como Pina Bausch e William Forsythe.

Com esta base de formação plural, o professor acredita que “na medida em que você fornece esses elementos de leitura para o bailarino, você enriquece o olhar dele sobre uma determinada manifestação de dança”, disse em entrevista à WebTV.

De 2003 a 2007, foi coordenador da área de Dança do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e desde 2007 coordena a Escola Pública de Dança da Vila das Artes. Foi diretor da primeira edição do Ateliê Internacional de Dança, em 2013, em Fortaleza.

Trabalhos

Dança:
Três Danças" (2012) - Direção artística e geral: Alysson Amancio. Curadoria das propostas: Ernesto Gadelha.

"Partida" (2000) - Coreografia e interpretação por Ernesto Gadelha.

Videodança:
"Partida" (2007, 13 min.) – Direção de Alexandre Veras e Luiz Carlos Bizerril. Coreografia: Ernesto Gadelha."

Bibliografia

SAMPAIO, Flávio. Balé Passo a Passo: história, técnica, terminologia / Flávio Sampaio. - Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2013.

GADELHA, Rosa Cristina Primo. A Dança Posssível: aas Ligações do Corpo numa Cena. Rosa Cristin Primo Gadelha. - Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora Ltda., 2006.

Videografia

Assista ao videodança Partida", com coreografia de Ernesto Gadelha:
http://vimeo.com/21953621

Entrevista com Ernesto Gadelha, nas WebTV:
Parte 1 - http://www.youtube.com/watch?v=MJQyaPUh1-M
Parte 2 - http://www.youtube.com/watch?v=UnN_tQevWRs"

Links

Entrevista com Ernesto Gadelha para o jornal Diário do Nordeste:
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=651490

Matéria sobre Ernesto Gadelha, na Revista Continente:
http://www.revistacontinente.com.br/index.php/component/content/article/2609.html

(por Elisa Parente | Pesquisa SPCD)" 619
X