Dança em Rede

Gesto Cia. de Dança

  • Categoria: Companhias Profissionais
  • País de origem: Brasil
  • UF de origem: RN
  • Cidade de origem: Mossoró
  • Ano de criação: 1997
  • Responsável: Hykaroo Mendonça
  • Responsável cargo: Diretor
  • Telefone: (84) 3317-2350
  • E-mail: gesto_danca@hotmail.com

Histórico

A Gesto Cia. de Dança foi criada em 1997, em Mossoró (RN), pela bailarina e coreógrafa Clézia Barreto. À época, tinha o nome de Grupo de Dança Outras Caras e era originário de outro agrupamento, o Cena Aberta, criado em 1994. Nesse momento, a linguagem adotada era voltada ao jazzdance.

O perfil de trabalho mudou em 2003, com o início da pesquisa coreográfica que desaguaria no espetáculo Sete Pecados". A partir de então, a dança contemporânea passou a ser o norte do conjunto.

Em paralelo à criação de espetáculos com a assinatura de coreógrafos convidados, como Marcelo Pereira e Ivaldo Mendonça, o grupo convencionou apresentar recitais temáticos com números criados pelos seus próprios integrantes, como em “Cartas de Amor”, “Tempo” (2010) e “Uma Nova Era” (2012).

Hoje dirigida por Hykaroo Mendonça, a Gesto Cia. de Dança tem no currículo participações em vários festivais do Nordeste, como o Encontro Nacional de Dança Contemporânea do Rio Grande do Norte, a Semana Maranhense de Dança, o Festival de Dança de Recife e o Festival Nacional de Dança de Fortaleza, do qual saiu agraciado com o 1º lugar na categoria contemporâneo avançado e o prêmio revelação de melhor pesquisa, em 2011.

Também em 2011, a companhia deu início ao Mossoró Mostra Dança, evento com periodicidade anual voltado à apresentação de companhias locais e regionais e à promoção de oficinas de diversas linguagens com professores de fora.

Em 2013, recebeu o prêmio Conexão Renda com a coreografia em trio "Poema em Três Palavras", apresentada na Paraíba, em Pernambuco e em outras cidades do interior do Rio Grande do Norte. Contemplado com o Prêmio Fomento à Produção de Serviços e Bens Culturais e apoio da Prefeitura de Mossoró, estreou nesse mesmo ano “A Casa dos Caminhos Azuis”, com coreografia de Marcelo Pereira.

Ao longo de sua trajetória, a Gesto Cia. de Dança também vem participando ativamente do calendário cultural da cidade, figurando em evento como Chuva de Bala no País de Mossoró, Auto da Liberdade e Oratório de Santa Luzia.

Atualmente integram o elenco Adriana Castro, Hykaroo Mendonça, Leonardo Saldanha, Micherlano Alves, Rosy Fernandes, Willamy Carlos e Will Gomes. "

Trabalhos

A Casa dos Caminhos Azuis (2013), de Marcelo Pereira

"Poema em Três Palavras" (2013), de Hykaroo Mendonça, de Marcelo Pereira

"Uma Nova Era" (2012), recital de criação coletiva

"Tempo" (2011), recital de criação coletiva

"Caminhos" (2011), recital de criação coletiva

"Cartas de Amor" (2010), recital de criação coletiva

"Sem Sentido" (2007/2008)

"Sete Pecados" (2004), de Ivaldo Mendonça "
X