Dança em Rede

Gícia Amorim

  • Categoria: Profissionais da dança
  • País de origem: Brasil
  • UF de origem: BA
  • Cidade de origem: Juazeiro
  • Atividade: Coreógrafa
  • Data de nascimento: 01/07/1969

Histórico

Gícia Amorim é professora, autorizada pela Cunningham Dance Foundation a ensinar a técnica de Cunningham (1919-2009), após estudar no Merce Cunningham Studio, em Nova York. A dançarina fez aulas e workshops de repertórios e composições coreográficas com o próprio Cunningham e participou de remontagens de suas coreografias. Desde 1994 atua como criadora-intérprete, realizando palestras e exibições sobre Merce Cunningham; ministrando aulas e workshops de dança contemporânea e de Pilates para companhias de dança como o Ballet Stagium, o Balé da Cidade de São Paulo, a São Paulo Companhia de Dança, o Estúdio de Ballet Cisne Negro e a Companhia Sociedade Masculina. Professora convidada de importantes Festivais de dança do país, atualmente ministra oficinas de dança no Centro Cultural São Paulo e Pilates no CGPA. Ê também integrante do Centro de Estudos do Corpo na PUC-SP. Gícia já apresentou trabalhos coreográficos no Itaú Cultural, no Sesc, no oitavo Panorama Rioarte de Dança, no FID 2000, no Centro Cultural São Paulo, na Casa das Rosas e nas Bienais de Dança do Ceará e de Vitória (ES). Ao longo da vida artística dançou trabalhos dos coreógrafos Bergson Queiroz, Merce Cunningham, June Finch e Maxine Steinman (EUA), Marcelo Omine, Marta Soares e Raimundo Costa. Fontes: Itaú Cultural - Rumos Dança, PUC-SP.

Trabalhos

Desdobramentos (2009)
Estabelece uma relação com a obra do escultor e desenhista britânico Henry Moore (1898-1986), utilizando-se de movimentos que sugerem as desproporções e os elementos vazados muito comuns em suas esculturas. Explora-se tanto os vazios quanto o volume dos objetos presentes na cena.

Nervura (2008)
Explora a relação entre rizoma e nervura. Se no rizoma está aquilo que se elabora, na nervura, o que foi sintetizado de muitos caminhos se difunde e se expande, efetuando uma nova troca e mudança.

Relevo Inverso (2007)
Utiliza os obstáculos como ferramentas para explorar idéias e formas, trabalhando seu corpo em volumes e em um jogo de desproporções

Bibliografia

AMORIM, Gícia e QUEIROZ, Bergson. A Recriação do Corpo na Tela. Revista Palavra, Belo Horizonte, Ano 1, nº 6, set. 1999

AMORIM, Gícia e QUEIROZ, Bergson. Merce Cunningham: Pensamento e Técnica. Lições de Dança 2. Rio de Janeiro: Univercidade Editora, 2000

AMORIM, Gícia e QUEIROZ, Bergson. Técnica de aula e pensamento estético de Merce Cunningham, José Limón e Alwin Nikolais. In: WOSNIAK, Cristiane; MEYER Sandra e NORA, Sigrid (org.). Seminários de dança: o que quer e o que pode ser (ess)a técnica? Joinville: Letradágua, 2009

Verbete editado por:

Atualizado (MAIO 2020)
X