Dança em Rede

Janahina Cavalcante

  • Categoria: Profissionais da dança
  • País de origem: Brasil
  • UF de origem: CE
  • Cidade de origem: Fortaleza
  • Atividade: Bailarina
  • Atividade: coordenadora pedagógica do curso de Educação Profissional Técnico Nível Médio em Dança da Escola de Dança da Funceb
  • Atividade: Professora de Dança
  • Data de nascimento: 21/04/1975

Histórico

A bailarina e professora de dança Janahina Cavalcante iniciou seus estudos em sua cidade natal, Fortaleza. Aos 11 anos, cursou balé clássico na Academia Goretti Quintela, onde foi professora e tornou-se primeira bailarina, participando de balés de repertório como Dom Quixote, O Corsário, Paquita, A Viúva Alegre, Carmem, entre outros.

Em 1999, Janahina foi selecionada para a primeira turma do Colégio de Dança do Ceará, de Capacitação de Bailarinos, com duração de um ano.

Atuou como bailarina convidada em algumas escolas e grupos de Fortaleza, como o Ballet Municipal de Fortaleza, Ballet Helena Coélis, Grupo de Dança Contemporânea Pano de Boca, Cia. da Arte Andanças e Cia. Vatá, onde atuou como professora e ensaiadora do grupo durante um ano.

Em 2002, Janahina participou do I Colaboratório - Ateliê de Coreógrafos Brasileiros em Salvador, selecionada como intérprete do espetáculo Memórias em Desalinho, de Karin Virginia. Já morando em Salvador, foi selecionada para o Núcleo Viladança, grupo residente do Teatro Vila Velha.

Em 2005, Janahina prestou vestibular para o curso de Licenciatura em Dança, da Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia e formou-se no curso de Especialização em Estudos Contemporâneos em Dança. Atualmente é estudante do curso de Pedagogia, na Faculdade de Educação.

Além das atividades no Núcleo Viladança e na Escola de Dança da UFBA, participou de eventos como o II Festival Danza em La Ciudad Bogotá al encuentro del movimento, na Colômbia; a IX Edição / Etapa Ceará & Maranhão do Festival do Teatro Brasileiro Cena Baiana, no Ceará em 2009 e a VII Edição / Etapa Pernambuco do Festival do Teatro Brasileiro Cena Baiana.

Em 2007 começou a estagiar na Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb). Atualmente é coordenadora pedagógica do Curso de Educação Profissional Técnico Nível Médio em Dança.

“Eu sempre fiz balé clássico, mas eu nunca me senti bailarina clássica, tanto pela cor (negra), como pela minha estrutura física (musculosa). Mas eu fazia... Meu corpo e minha mente só queriam balé clássico. Eu tinha o dom de fazer... Eu fazia coisas que ninguém fazia. O balé, no meu corpo e no meu jeito de pensar, era a dança de verdade. Depois é que eu fui mudando. (grifos nossos)”. Registro de entrevista à pesquisadora Rosa Primo, para o livro “A Dança Possível: as Ligações do Corpo Numa Cena”.

Bibliografia

GADELHA, Rosa Cristina Primo. A Dança Possível: as Ligações do Corpo Numa Cena. / Rosa Cristina Primo Gadelha. - Fortalza: Expressão Gráfica e Editora Ltda., 2006.

Videografia

Vídeo de trabalho de Janahina Cavalcante com os alunos da escola de dança da Funceb:
http://www.youtube.com/watch?v=wqO2jbIgxtY"

Trabalhos

- Quase Cinco Minutos (2005), coreografia de Wilemara Barros, para a Academia Helena Coelis.
- Outro Tango (2002), de Paulo Caldas, no Colégio de Dança do Ceará.
- História Colorida (2002), de Ângela Souza, no Colégio de Dança do Ceará.
- Memórias em Desalinho (2002) , de Karin Virginia, no projeto Colaboratório.
- A Dança de Clarice (1999), de Andréa Bardawil, no Colégio de Dança do Ceará.

Núcleo Viladança:
- Malemolência (2013), de Marcos Ferreira.
- José Ulisses da Silva (2011), de Cristina Castro
- Da ponta da língua a ponta do pé (2006), de Cristina Castro
- Aroeira – com quantos nós se faz uma árvore (2006), de Cristina Castro
- Sagração da Vida Toda, (1998), de Cristina Castro
X