Dança em Rede

Jean-Georges Noverre

  • Categoria: Profissionais da dança
  • País de origem: França
  • Atividade: Bailarino
  • Atividade: Coreógrafo
  • Atividade: Maître de Ballet
  • Atividade: Teórico de Dança
  • Data de nascimento: 1727-04-29
  • Data de falecimento: 1810-10-19

Histórico

Aluno de Louis Dupré, Noverre estreio como bailarino na Paris Opéra Comique em 1743, e teve, em diversos lugares do mundo, uma carreira medíocre como bailarino, porém com inovadoras propostas de composições coreográficas dramáticas.

Suas coreografias o levaram para Londres, onde Garrick, que dizia que Noverre era o Shakespeare da Dança, o convidou para o Drury Lane Theater, onde permaneceu por dois anos, até as revoltas inglesas de rejeição aos franceses, que o forçaram a manter um perfil discreto.

Nessa época ele escreveu as Cartas Sobre a Dança, um documento em formato epistolar, endereçado ao príncipe de Wurtemberg, no qual discute as necessidades de reforma da dança clássica, que era muito dependente da música e da ópera e deveria, segundo o autor, buscar a sua independência através da integração das formas artísticas em seu trabalho.

Com a publicação das cartas, Noverre é chamado à corte de Sttutgard para ser Maître de ballet. Lá, era constantemente visitado por Vestris, admirador de seu trabalho.

Maria Antonieta, arquiduquesa de Viena e grande admiradora de Noverre, se casa com o Delfim da França, Louis XVI, em 1770. Quando Louis é coroado, Maria Antonieta, como rainha, coloca Noverre como Diretor da Ópera de Paris, no lugar de Vestris. Em 1781, a Ópera passou por um grande incêndio, seguido por uma reforma e reabertura, feita com o ballet Os Caprichos de Galatéa, de Noverre (já composto anteriormente): o primeiro ballet feito inteiramente sem canto, rompendo definitivamente com o gênero da ópera.

Com diversas intrigas políticas de seus opositores, Noverre faz um acordo para deixar a Ópera para a direção conjunta de Dauberval e Gardel, o que ele faz em 1782. O acordo não é mantido, Dauberval é deixado de lado, assumindo posteriormente a Ópera de Bordeux, onde vai coreografar uma pastoral cômica, La Fille Mal-Gardée, fiel aos princípios de Noverre; e os irmãos Gardel assumem a direção da Ópera de Paris, do fim do reinado até a restauração, montando ballets que seguiam os princípios de Noverre quanto à mecânica, mas que em execução não passavam de virtuosismo.

As “Cartas sobre a Dança e As Artes Imitativas em Geral e Sobre a Dança em Particular” foram publicadas em Paris apenas em 1807. Noverre morreu em 1810 enquanto trabalhava num primeiro Dicionário de Dança, no qual ele refutava as opiniões expressas sobre essa arte na Enciclopédia e nos artigos de Cahusac, crítico e teórico da dança da época.

Trabalhos

Historicamente, seu principal trabalho é o conjunto das “Cartas sobre a Dança e As Artes Imitativas em Geral e Sobre a Dança em Particular”. Coreograficamente, seus trabalhos mais notáveis incluem:

As Festas Chinesas (1754)
Os Caprichos de Galatéia (1760)
Alceste (1761)
Psiqué e o Amor (1762)
A Morte de Hércules (1762)
Jasão e Medea (1763)
Orpheu e Eurídice (1763)
Les Petits Riens (1768)
Agamenon Vingado (1772)
Vênus e Adonis (1773)
Apollo e as Musas (1782)
As Festas Provençais (1789)

Bibliografia

O principal trabalho escrito de Noverre, suas Cartas sobre a Dança, foram editados numa versão brasileira em tradução original acompanhada de uma tese de doutorado de Mariana Monteiro:
MONTEIRO, Marina. Noverre: Cartas Sobre a Dança.

Outras sugestões de leituras e referências acerca da História da Dança.

ANDERSON, Jack. Ballet and Modern Dance: a concise history
ANDERSON, Jack. Dança
AU, Susan. Ballet & modern dance.
BALANCHINE, George; MASON, Francis. Complete Stories of the Great Ballets
BOUCIER, Paul. História da Dança no Ocidente
CAMINADA, Eliana. História da Dança: evolução Cultural
COHEN, Selma Jean. Dance as a Theatre Art
CRAINE, Debra; MACKRELL, Judith. The Oxford Dictionary of Dance
DILS, Ann; ALBRIGHT, Ann Cooper. Moving History / Dancing Cultures: a dance history reader
FARO, Antonio Jose; SAMPAIO, Luiz Paulo. Dicionário de Balé e Dança
KIRSTEIN, Lincoln. Four Centuries of Ballet
KOEGLER, Horst. The Concise Oxford Dictionary of Ballet
PORTINARI, Maribel. História da Dança
SORELL, Walter. Dance in Its Time

Videografia

Apesar da inexistência de registros das obras de Noverre, que também não permaneceram em repertório, existem tentativas de reconstrução das mesmas, como a de Judith Bennahum, da Universidade do Novo Mexico (EUA), disponível em vídeo:
http://vimeo.com/22658676

Links




Henrique Rochelle | SPCD Pesquisa
157
X