Dança em Rede

KD Cia de Dança

  • Categoria: Companhias Profissionais
  • País de origem: Brasil
  • UF de origem: SP
  • Cidade de origem: Potirendaba
  • Responsável: Frank Tavantti
  • Responsável cargo: Diretor
  • Telefone: (17) 3249-2480
  • E-mail: kaciadedanca@gmail.com

Histórico

Fundada em 2003, a KD Cia de Dança surgiu a partir de projetos sociais desenvolvidos na cidade de Potirendaba, no interior de São Paulo. Contemplada pelo Projeto Oficinas Culturais do Estado, a companhia realizou workshops de formação de público, atividades formativas e espetáculos em oito cidades da região.

Foi vencedora da Fase Regional do Mapa Cultural Paulista 2005/2006 e 2007/2008. Seu espetáculo Eu, Ocê e Tudo Nóis" foi selecionado para a Temporada 2007 do Teatro de Dança, dentro do Projeto Cidade Palco Escola.

A companhia acumula apresentações, workshops e intervenções em diversos eventos por toda a região de São José do Rio Preto, incluindo três Fóruns Internacionais de Dança e parcerias com o SESC Rio Preto.

Em 2012, seu trabalho "Vende-se um par de asas&hellip

Bibliografia

Universo Transverso (2013)
"Vende-se um par de asas"(2011)
"Absinto-me" (2009)
"Por Outro Lado" (2008)
"Eu, Ocê, Tudo Nóis" (2007)
"Território" (2006)
"Desequilíbrio" (2005)
"Contatos" (2004)"

Trabalhos

teve incentivo da Secretaria do Estado da Cultura e do PROAC de Circulação de Espetáculos 2012, sendo apresentado em mais de 14 cidades do noroeste Paulista.

No ano de 2013, representou o Brasil na Bienal de Jovens Criadores de Lingua Portuguesa que aconteceu em Salvador. Neste mesmo ano, a companhia comemorou seus 10 anos de pesquisa com a estreia do espetáculo Universo Transverso" do coreógrafo convidado James Nunes.


Projeto KD
A companhia desenvolve um trabalho em que busca resgatar por meio da dança a cultura corporal de movimento de cada pessoa, resultando num instrumento de desenvolvimento humano e inclusão social. Dessa forma, pretende-se fazer com que pessoas sem nenhum contato sistemático com as artes, possam descobrir, no estudo e na prática, suas potencialidades, configurando-se como um instrumento de desenvolvimento humano e social. Hoje em sua sede, a companhia atende mais de 80 adolescentes carentes.

A linguagem cênica
A KD Cia de Dança desenvolve uma pesquisa na qual os intérpretes vasculham suas memórias/experiências e exploram as potencialidades de seus corpos. O trabalho vai além de um estilo, é um resgate cultural da região onde está inserida. A pesquisa resulta na vivência em danças regionais e dança contemporânea. "
X