Dança em Rede

Ma Vie

  • Categoria: Coreografias
  • País de origem: Brasil
  • Cidade de origem: Fortaleza
  • Ano de criação: 2010
  • Duração: 15
  • Grupos de estreia: Aspásia Mariana
  • Autores: Aspásia Mariana

Histórico

Aspásia Mariana é bailarina contemporânea, atriz e performer com formação técnica em sapateado. Concluiu o Curso Técnico em Dança, uma formação do Senac, Instituto de Arte e Cultura do Ceará (IACC) e Secretaria de Cultura (Secult). Integrante-fundadora da Artelaria Produções, Aspásia integrou o corpo docente de arte - educadores do projeto Dançando na Escola. Participou do Curso de Extensão Dança e Pensamento na Vila das Artes, onde também concluiu o curso Doc-web do núcleo de Audiovisual. Desenvolve pesquisa na linguagem dança e tecnologia, chamado o entre a técnica e a tecnologia", com colaboração de Armando Menicacci. Em parceria com o bailarino Márcio Medeiros, desenvolveu a proposição "não se DEVE chutar um cachorro machucado", em colaboração com artistas na web."

Links

www.aspasiamariana.com


(por Elisa Parente | Pesquisa SPCD)" 75

Videografia

Ma Vie no Theatro José de Alencar:
http://vimeo.com/57080789

Ma vie a shortfilm:
http://vimeo.com/29116648"

Sinopse

Para criar Ma Vie, a artista Aspásia Mariana pesquisou a vida e o trabalho de Loïe Fuller, uma das pioneiras da dança moderna e criadora da Serpentine Dance. Fuller instalava em seu figurino de seda lâmpadas multicoloridas e, assim, inovava ao usar a iluminação em suas coreografias.

Tomando, então, como base a autobiografia de Loïe Fuller, Quinze Ans de Ma Vie, investigou a relação entre o teatro e a dança, percebendo o corpo em diálogo com recursos tecnológicos por meio da iluminação cênica. Neste trabalho, a bailarina traz à cena algumas possibilidades de compreensão do corpo como mediação tecnológica. Ma vie é para além daquilo que os olhos podem captar. Uma dança teatro criada a partir de afinidades e sensações. Um solo onde muitos dançam, onde corpo e luz não se separam", apresenta a artista.

Ficha Técnica:
Concepção, coreografia e Intérprete: Aspásia Mariana
Iluminação: Walter Façanha e Aspásia Mariana
Figurino: Ruth Aragão
Edição de trilha: Aspásia Mariana
Voz off: Laya Lopes (Jardim das Horas)
Professora (amiga) de francês: Eveline Nogueira
Orientação coreográfica: Gustavo Ciríaco e Paulo Caldas
Texto livremente inspirado no livro: Quinze Ans de Ma Vie - Loïe Fuller
Duração: 15 minutos"
X