Dança em Rede

Madeleine Rosay

  • Categoria: Profissionais da dança
  • País de origem: Brasil
  • UF de origem: RJ
  • Cidade de origem: Rio de Janeiro
  • Atividade: Balarina

Histórico

Formou-se na Escola de Danças Clássicas do Theatro Municipal, atual Escola Estadual de Dança Maria Olenewa. Teve como professores Vaslav Veltchek e Maria Olenewa.
Aos 15 anos, tornou-se primeira bailarina clássica e característica, sendo a primeira brasileira a ser nomeada para este cargo.
Permaneceu no Corpo de Baile do Theatro Municpal do Rio de Janeiro de 1937 a 1945.
Sua atuação no balé A morte do cisne" foi considerada memorável.
Em 1949, assumiu a direção da Escola de Danças Clássicas do Theatro Municipal e também do Corpo de Baile do mesmo teatro."

Trabalhos

Como coreógrafa, criou em 1953, o balé Mancenilha" com música de Villa-Lobos, elaborando um argumento místico característico das lendas sertanejas brasileiras. Este ballet foi dançado por Alicia Alonso e Igor Youskevitch no American Ballet Theater- ABT.

Madeleine Rosay introduziu no Brasil e no exterior danças brasileiras estilizadas como frevos, candomblés, sambas, dentre outros.

Participou como primeira bailarina das temporadas de 1939 e 1943 do Theatro Municipal, ocasião em que Yuco Lindberg criou para ela o balé Felicidade.

Introduziu em sua gestão como diretora da Escola de Danças Clássicas do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, aulas diárias de Técnica de Balé com duração de uma hora e meia, Teoria Musical, Labanotation e Dança Moderna. Inaugurou também a primeira biblioteca da escola com o nome de Maria Olenewa."

Links

(Por Liana Vasconcelos | Pesquisa SPCD) 753
X