Dança em Rede

Mobilis

  • Categoria: Coreografias
  • País de origem: Brasil
  • Cidade de origem: Fortaleza
  • Ano de criação: 2003
  • Grupos de estreia: Edisca
  • Autores: Dora Andrade e Gilano Andrade.
  • Remontagens: Criado em 2003, Mobilis foi apresentado 46 vezes em 4 cidades brasileiras: Fortaleza, Distrito Federal, Rio de Janeiro e São José dos Campos, além de Nova York, nos Estados Unidos. Seu público geral é de aproximadamente 25 mil espectadores.

Histórico

Dora Andrade é coreógrafa e professora de dança. Natural de Fortaleza, é idealizadora e diretora da Edisca (Escola de Dança e Integração Social para Crianças e Adolescentes), que surgiu em novembro de 1991.

Gilano Andrade é bailarino, professor de dança, coreógrafo e assistente de direção da Edisca.

Links

http://www.edisca.org.br/br/#/espetaculo/MOBILIS


(por Elisa Parente | Pesquisa SPCD)" 79

Sinopse

O espetáculo Mobilis consiste no balanço entre a ordem e o caos, em um mundo que vive entre o real e o virtual. Ê a busca do equilíbrio constante entre o homem e o espaço, colocando em questão o modo como o mundo é percebido em um jogo de gravidade e suspensão, ampliando as possibilidades da realidade subvertendo sua lógica.

Mobilis é a observação do que há para além da forma, aquilo que o movimento aponta: o traço e o insinuado. A relação entre um espaço criado e um corpo plural composto de substância, imagem e sentidos que se articulam e provocam associações livres. Mobilis é um jogo de gravidade e suspensão, equilíbrios e dinâmicas. A imagem, ampliando as possibilidades da realidade e subvertendo a lógica do movimento, coloca em questão o condicionamento às aparências e os modos de percepção do mundo. Nada existe por si só, tudo aparece como existência a partir do olho do observador.

Ficha técnica
Coreografia: Dora Andrade e Gilano Andrade
Trilha original: Manassés de Souza
Figurino: Lino Villaventura
Cenografia: Augusto Oliveira, Bianca Kovach, Hemetério P. A. Filho.
Cabelo e maquiagem: Marquinhos Oliveira, Clara Boussaingault
Luz: SS Iluminações
Fotografia: Mila Petrillo
Produção: Gerusa Pacheco
Direção geral: Dora Andrade
X