Dança em Rede

Orquídea – Fragmentos do Universo Feminino

  • Categoria: Coreografias
  • País de origem: Brasil
  • Cidade de origem: São Paulo
  • Ano de criação: 2000
  • Grupos de estreia: Clarisse Abujamra e Tatiana Pissara (participação)
  • Autores: Clarisse Abujamra; Sonia Mota; Laurita Castro; Leila Garcia; Rocio Infante.; Vitor Costa

Histórico

Uma das atrizes mais experientes do cenário artístico brasileiro, entre dança, coreografias, atuação, tradução e até produções de espetáculos, Clarisse soma 44 anos nos palcos.

Mulher de talentos múltiplos, Clarisse lançou o livro Artérias, com uma interessante trilha sonora do sobrinho André Abujamra.

Membro de uma família de raízes árabes e expressivo talento no campo da dramaturgia, artes e música, Clarisse se orgulha em lembrar-se dos sobrinhos e filhos que estão trilhando o caminho inaugurado pelo tio, por ela e o irmão Ivan. “Claro que o DNA artístico vem do velho Abujamra. Uma sobrinha acaba de expor no Louvre.

Mãe de três filhos, de seu casamento com o ator Antônio Fagundes, Clarisse é só elogios quando o assunto é a prole, que cresceu no palco e na coxia, esperando pelos pais.

A transformação de bailarina para a de atriz foi tão natural como a evolução de uma borboleta. “O que Martha mais ensinava era primar pela interpretação, pois o bailarino tem de ser um ator”.

Bibliografia

PONZIO, Ana Francisca. Orquídea" retrata o universo feminino. FSP, 06 fev.1996, p. 5-4

Videografia



NUNES, Lucinéia. Clarisse busca emoção em cenas do cotidiano. OESP, 06 fev. 1996, p. D 7"

Sinopse

Baseado em textos de Álvaro Campos - obra completa de Fernando Pessoa, Anna Akhmatova - Antologia, Elisa Lucinda - O Semelhante, André Abujamra, Clarisse Abujamra
X