Dança em Rede

Ouvindo Passos Cia de Dança

  • Ano de criação: 2012
  • Responsável: Deise de Brito e Paula Salles
  • Responsável cargo: Diretoras
  • Contato: Iolanda Costa
  • Telefone: (11) 9917-1840
  • E-mail: ouvindopassosciadedanca@gmail.com

Histórico

Ouvindo Passos Cia de Dança | Foto: Dalila D'Cruz

 

Formada desde 2012 pelas criadoras e intérpretes, Deise de Brito e Paula Salles com o propósito inicial de trocar experiências artísticas na dança.

O encontro teve como consequência a troca de vasto repertório entre as duas, cujas experiências perpassam pelas Danças Brasileiras e Dança Afro. As estéticas de danças compartilhadas, aliadas aos interesses de pesquisas das artistas, como o estudo do corpo e suas formas de comunicações pela dança e das corporeidades nas culturas afrodiaspóricas das Américas, acabou por interferir no percurso da companhia que escolheu como primeiro tema de criação o universo de contadorxs de histórias relacionados às manifestações das culturas negras, contexto que gerou o espetáculo “Sobre Glúteos, Cadeiras e Histórias”.

Em 2017, por conta do convite à participação do II Mulheres Negras na Dança promovido pela Nave Gris Cia Cênica o solo “Conhece-Te-A-Ti-Mesmo” passou a fazer parte do repertório da companhia.

Desde então a proposta da companhia tem sido adentrar-se no universo das gestualidades de determinadas comunidades como possibilidade de transformar o corpo num território de conexões de sentidos. Coreografando gestuais do ponto de vista das falas, escutas e crenças dos sujeitos.

Atualmente a Cia. iniciou os projetos “Ouvindo as Ancestrais” e o Dançadoras de Histórias contemplado no Festival Arte como Respiro: Múltiplos Editais de Emergência - Artes Cênicas por meio do Itaú Cultural, buscando dar continuidade e aprofundamento a pesquisa de linguagem e estéticas de danças junto com o estudo de movimento do corpo por meio da oralidade das histórias negras.

Links

Página no Facebook:

Acesso

 

Projeto de dança investiga gestualidade das oralidades negras

Reportagem

 

(Igor Gasparini | Pesquisa SPCD)

Bibliografia

BRITO, Deise Santos. Casamento de Preto: um estudo a respeito do corpo negro a partir de Josephine Baker e Grande Otelo. 270fls. Tese (Doutorado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho, São Paulo, 2019. 

 

BRITO, Deise Santos. Um Ator de Fronteira: A trajetória do ator Grande Otelo no Teatro de Revista Brasileiro do Século XX. 2011. 162fls. Dissertação (Mestrado em Artes) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011. https://teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-14122011-231051/publico/DISSERTACAO_DEISE_BRITO.pdf 

Videografia

Sobre Glúteos, Cadeiras e Histórias (2015)

Link vídeo completo

 

Canal do Youtube Ouvindo Passos Cia de Dança

Acesso

 

 

Trabalhos

Sobre Glúteos, Cadeiras e Histórias (2015) | Conhece-Te-A-Ti-Mesmo (2017) | Dançadoras de História (2020)
X