Dança em Rede

Primeira Geração Moderna

  • Categoria: Estilos de danças

Histórico

A sistematização histórica de estilos de dança depende de uma análise temporal que leve em consideração a progressão e a passagem de um estilo ao seguinte.
Este verbete trata de um dos doze estilos propostos pela seguinte classificação histórico-analítica, que não dá conta de todas as formas de dança cênica, mas oferece um panorama da formação da dança clássica e de sua modernização:
Dança na Corte – Dança de Corte – Ballet de Corte – Escola Clássica – Escola Romântica – Escola Acadêmica – Escola Neoclássica – Era Diaghilev – Primeira Geração Moderna – Segunda Geração Moderna – Fase de Transição: Moderno/Pós-Moderno – Dança Pós Moderna.



A Primeira Geração Moderna dos EUA, por alguns autores chamada de Pré-Moderna, marca as primeiras propostas de realização de dança sem as amarras do clássico. Se destacam nessa era o trabalho de três pioneiras.

Loïe Fuller (1862 - 1929) era bailarina, coreógrafa, escritora, atriz, diretora, artista visual e química, desenvolveu, num trabalho de grande exploração, formas de dança cujo foco era colocado fora do corpo, usando tecido de 100 metros de seda, que ela manipulava com varas nas mãos, estendendo as possibilidades criativas do corpo. Com as pesquisas teatrais e químicas, Fuller desenvolveu formas de iluminação em cores, que foram fundamentais para o desenvolvimento da iluminação teatral como a conhecemos. Forçando a atenção às capacidades do corpo para além do próprio corpo, sem o uso da técnica clássica, e a partir de seu trabalho em diversas áreas teatrais, Loïe Fuller inspirou diversas gerações de criadores em diversas áreas artísticas e do conhecimento.

Isadora Duncan (1877 – 1927) é o nome mais lembrado para as primeiras propostas de criação em dança a partir de origens diferentes do ballet. Propondo um retorno ao clássico greco-romano, Isadora dançava descalça e vestindo tecidos leves e esvoaçantes, numa época em que o corpo da mulher ainda era coberto e escondido. Suas coreografias são corridas, saltos, que buscam as formas naturais de movimentação do corpo e as valorizam. Isadora foi uma das principais influências para Fokine e Ana Pavlova, em sua turnê pela Rússia, sendo uma das responsáveis pelo incentivo aos processos de modernização da Era Diaghilev.

Ruth St. Denis (1879 – 1968) fundou com seu marido, Ted Shawn, uma escola na qual eram ensinados estilos de dança de diversas partes do mundo, e sua relevância em suas sociedades originais, cirando danças com uma estética de estrangeirismos, que se opunha aos danças sociais populares da época e ao esquema do Vaudeville de apresentações. A proposta da formação dos bailarinos a partir da mistura de técnicas, do incentivo à criação coreográfica e do tratamento da coreografia como sagrado eram formas inovadoras de produção e ensino de dança. A escola de St Denis e Shawn foi onde se formaram dois dos maiores nomes do modernismo estadunidense, Graham e Humphrey.

O que se nota de comum entre essas criadoras da primeira geração moderna é o uso da pessoalidade: a investigação do indivíduo para a sua criação, sem seguir regras e especificidades impostas por um esquema pré-aprovado de arte. Rompendo assim com os esquemas clássicos, essas pioneiras mostraram ao mundo as primeiras tendências do que seria a modernidade na dança.

Referências

Algumas sugestões de leituras e referências acerca da História da Dança e dos Estilos de Dança:

ANDERSON, Jack. Ballet and Modern Dance: a concise history
ANDERSON, Jack. Dança
AU, Susan. Ballet & modern dance.
BOUCIER, Paul. História da Dança no Ocidente
CAMINADA, Eliana. História da Dança: evolução Cultural
CAVRELL, Holly. Dando Corpo à História. (Doutorado em Artes, Unicamp)
COHEN, Selma Jean. Dance as a Theatre Art
KIRSTEIN, Lincoln. Four Centuries of Ballet
PORTINARI, Maribel. História da Dança
ROCHELLE, Henrique. Estilos de Dança: uma proposta de revisão histórica. (Material de apoio didático desenvolvido durante o Programa de Estágio Docente das disciplinas de História da Dança. Instituto de Artes, Unicamp)
SORELL, Walter. Dance in Its Time



Por Henrique Rochelle | SPCD Pesquisa
19
X