Dança em Rede

Renata Bardazzi

  • Categoria: Profissionais da dança
  • País de origem: Brasil
  • UF de origem: SP
  • Cidade de origem: Mogi das Cruzes
  • Atividade: Bailarina
  • Data de nascimento: 22/10/1985

Histórico

Renata Alves Barreto Bardazzi Gonçalves, conhecida como Renata Bardazzi, é bailarina profissional desde 2005. Nasceu em Mogi das Cruzes, interior de São Paulo, e iniciou seus estudos em dança em uma pequena escola local, Regina Ballet, aos 5 anos. Em 1999, aos 14 anos, passou a fazer aulas no Studio Marcia Belarmino, localizado em Suzano, também interior de São Paulo. Nessa escola, começou a participar de festivais e concursos. Aos 15 anos, recebeu o prêmio de solista infantil do Promodança (projeto realizado por Mauricio de Oliveira, em que o bailarino tem a oportunidade de se apresentar em diversos palcos da sua capital, representando a sua cidade). Aos 17 anos, apos participar do Seminário Internacional de Dança de Brasília, Renata recebeu o convite para passar um ano na universidade de dança Palluca Schule, situada na cidade de Dresden, na Alemanha.
Em 2005, já no Brasil, Renata deu à luz Matteo Lucci. No mesmo ano, recebeu o convite de Hulda Bittencourt para integrar o elenco da Cisne Negro Cia de Dança. Permaneceu no grupo até 2008 e teve a oportunidade de trabalhar com coreógrafos como Itzik Galili, Patrick Delcroix, Denise Namura, entre outros. Em 2008, passou a integrar o elenco da São Paulo Companhia de Dança. Nessa companhia, dançou obras de George Balanchine, Nacho Duato, Jirí Kylián, Alessio Silvestrin, Henrique Rodovalho,Bronislava Nijinska, entre outros. Em dezembro de 2011, recebeu o convite para integrar o elenco Balé da Cidade de São Paulo, seu trabalho atual.

Trabalhos

2005 – 2007 – Dança obras do repertório da Cisne Negro Cia de Dança, como Fruto da terra, de Itzik Galili. Além da pele e Cherché, trouvé, perdu, de Patrick Delcroix, Trama, de Rui Moreira.
2008 – Entra para a São Paulo Companhia de Dança e participa da estreia das remontagens de Serenade , de George Balanchine, Les Noces, de Bronislava Nijisnka.
2009 – Faz o pas de deux principal de Gnawa, de Nacho Duato, para a São Paulo Companhia de Dança. Dança Passanoite, de Daniela Cardim, e Polígono, de Alessio Silvestrin, também para a SPCD.
2010 - Ê primeiro elenco de Sechs Tänze (Seis danças), de Jirí Kylián Dança Tema e variações, de Balanchine.
2011 – Dança Inquieto, de Henrique Rodovalho.
2012 – No Balé da Cidade de São Paulo dança obras do repertório do grupo: T.A.T.O., de Jorge Garcia, Paraiso Perdido, de Andonis Foniadakis, Wii previsto, de Alex Soares.








Links


Por Flávia Fontes Oliveira | Pesquisa SPCD



218
X