Dança em Rede

São Paulo Companhia de Dança

  • Categoria: Companhias Profissionais
  • País de origem: Brasil
  • UF de origem: SP
  • Cidade de origem: São Paulo
  • Ano de criação: 2008
  • Responsável: Inês Bogéa
  • Responsável cargo: Diretora artística e executiva
  • Contato: São Paulo Companhia de Dança
  • Telefone: 1132241380
  • Endereco: Rua Três Rios, 363
  • Bairro: Bom Retiro
  • E-mail: comunicacao@spcd.com.br

Histórico

A São Paulo Companhia de Dança foi criada em janeiro de 2008 pelo Governo do Estado de São Paulo e é dirigida por Inês Bogéa, doutora em Artes e escritora. A São Paulo é uma Companhia de repertório, ou seja, realiza montagens de excelência artística que vão desde trabalhos dos séculos XIX, XX e XXI de grandes peças clássicas e modernas a obras contemporâneas especialmente criadas por coreógrafos nacionais e internacionais. A difusão da dança, produção e circulação de espetáculos é o núcleo principal de seu trabalho. A SPCD apresenta espetáculos de dança no Estado de São Paulo, no Brasil e no exterior e é hoje considerada uma das mais importantes companhias de dança da América Latina pela crítica especializada. Desde sua criação, já foi assistida por um público superior a 764 mil pessoas em 17 diferentes países, passando por cerca de 150 cidades em mais de 1.000 apresentações. Em sua trajetória, a Companhia conquistou mais de 30 prêmios e indicações nacionais e internacionais. Durante a temporada 2018/2019, foi eleita como melhor companhia de dança na França ao receber o Grand Prix de la Critique. No mesmo período, também recebeu o Critics’ Choice of Dance Europe como uma das melhores companhias de dança da temporada 2018/2019. A Companhia já produziu mais de 65 coreografias, entre trabalhos criados especialmente para a SPCD por importantes nomes da dança internacional, como Édouard Lock, Mario Galizzi e Marco Goecke, e coreógrafos brasileiros como Rodrigo Pederneiras, Henrique Rodovalho e Jomar Mesquita; e também remontagens de obras de  Jirí Kylián, William Forsythe, George Balanchine, Nijinska, Nacho Duato, entre outros. Além da Difusão e Circulação de Espetáculos, a SPCD tem outras duas vertentes de ação: os Programas Educativos e de Sensibilização de Plateia e uma área de Registro e Memória da Dança. Os Programas Educativos e de Sensibilização de Plateia se desdobram em múltiplas ações que se conectam com o movimento da Companhia por cada cidade por onde se apresenta. Entre eles estão as Palestras de Dança, um espaço de diálogo sobre os bastidores desta arte; as Oficinas de Dança, que proporcionam um encontro dos participantes com o cotidiano dos bailarinos da São Paulo Companhia de Dança; os Espetáculos Gratuitos para Estudantes e Terceira Idade, nos quais esses públicos têm a chance de ver, ouvir e perceber esta arte de uma forma única; as Oficinas de Capacitação Técnica, que favorecem aprendizados a um público amplo em torno de áreas dos bastidores da Companhia, como Audiovisual e Técnica de Palco; e o Meu Amigo Bailarino, projeto por meio do qual bailarinos da Companhia se apresentam em asilos, hospitais, escolas e entidades assistenciais, levando assim a dança a quem não pode ir ao teatro.
No campo do Registro e Memória da Dança, há o projeto Figuras da Dança, composto por uma série de documentários sobre a vida e a trajetória de personalidades fundamentais no cenário da dança. A série pode ser vista nos canais Arte 1, Canal Curta!, TV Cultura, Multicultura, Univesp TV e no canal da Companhia no YouTube. A São Paulo Companhia de Dança também já publicou sete livros de ensaios e produz continuamente documentários voltados a professores, estudantes e demais interessados que registram os bastidores das suas ações. Outro importante programa da área de Memória é o Dança em Rede, uma enciclopédia online e colaborativa, disponível no site da Companhia, no qual são registrados verbetes sobre a dança e seus protagonistas por onde a São Paulo passa. Os bailarinos e as bailarinas são profissionais com DRT, selecionados por meio de audição. Trabalham 30 horas semanais, são contratados em regime CLT e recebem salário. Sob responsabilidade institucional do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e gerida pela organização social Associação Pró-Dança, a São Paulo Companhia de Dança é um dos vários objetos culturais mantidos com orçamento do governo do Estado, além de outras fontes de arrecadação, como a venda de produtos e serviços educativos e culturais, cobrança de ingressos, convênios, doações e patrocínio.

Trabalhos

Entre as criações para a Companhia, figuram as obras: Melhor Único Dia e Inquieto, de Henrique RodovalhoMamihlapinatapai e Ngali…, de Jomar Mesquita, com colaboração de Rodrigo de Castro; The Seasons e Trick Cell Play, de Édouard LockO Lago dos Cisnes, Grand Pas de Deux de O Cisne Negro, II Ato de O Lago dos Cisnes, Le Spectre de La Rose e La Sylphide, de Mario Galizzi a partir das obras originais de Marius Petipa, Michel Fokine e August Bournonville, respectivamente; GEN e Agora, de Cassi AbranchesPivô, de Fabiano LimaSix Odd Pearls, de Richard SiegalSuíte Raymonda, de Guivalde de Almeida a partir do original de 1898 de Marius Petipa; Instante, de Lucas Limas; Petrichor, de Thiago Bordin; Odisseia, de Jöelle Bouvier; A Morte do Cisne, de Lars Van CauwenberghAnthem, de Goyo MonteroVai, de Shamel Pitts; Aparições,de Ana Catarina Vieira; Bernstein 100, de Erika Novachi e Edson Guiu; Schumann ou os Amores do Poeta, de Cassi Abranches e Milton CoattiMira, de Milton CoattiPolígono, do italiano Alessio SilvestrinBallo, de Ricardo ScheirEntreato, de Paulo Caldas; Passanoite, de Daniela CardimOs Duplos, de Maurício de OliveiraBachiana nº1, de Rodrigo PederneirasPormenores, de Alex NeoralAzougue, de Rui MoreiraPeekaboo, de Marco GoeckeUtopia ou O Lugar que Não Existe, de Luiz Fernando BongiovanniRomeu e Julieta Balé Pulcinella, de Giovanni Di PalmaVadiando, de Ana VitóriaBingo!, de Rafael GomesCéu Cinzento e Primavera Fria, de Clébio OliveiraLitoral, de Mauricio WainrotO Sonho de Dom Quixote, de Márcia HaydéeEpiderme, de Binho Pacheco.

Entre as obras canônicas da dança, figuram: Só Tinha de Ser com Você, de Henrique RodovalhoPor Vos Muero e Gnawa, de Nacho DuatoTchaikovsky Pas de Deux , Theme and Variations e Serenade, de George Balanchine;Petite MortIndigo Rose e 14’20’’, de Jirí KyliánSupernova e Duo de Pássaro de Fogo, de Marco GoeckeSuíte para Dois Pianos, de Uwe ScholzIn the Middle, Somewhat Elevated e Workwithinwork, de William Forsythe;  Les Noces, de Bronislava NijinskaPrélude à l’ après-midi d’un Faune, de Marie ChouinardSechs TänzeLegend, de John CrankoBallet 101, de Eric Gauthier;  Grand Pas de Deux de O Quebra-Nozes, de Marius Petipa e Lev Ivanov; Grand Pas de Deux de Dom Quixote Grand Pas de Deux de O Corsário, de Marius Petipa;  Fada do Amor e Carmen Pas de Deux, de Márcia HaydéeO Talismã Pas de Deux, de Pyotr Gusev (1904-1987).

Bibliografia

– Primeira Estação – Ensaios sobre a São Paulo Companhia de Dança | (org) Inês Bogéa | Diversos autores | Editora Imprensa Oficial | 2009

– Sala de Ensaio – Textos sobre a São Paulo Companhia de Dança | (org) Inês Bogéa | Diversos autores | Editora Imprensa Oficial | 2010

– Terceiro Sinal – Textos Sobre a São Paulo Companhia de Dança | (org) Inês Bogéa | Diversos autores | 2011

– Em Cena – Ensaios Sobre a São Paulo Companhia de Dança | (org) Inês Bogéa | Diversos autores | Ed. Martins Fontes | 2012

– Jogo de Corpo – Ensaios Sobre a São Paulo Companhia de Dança | (org) Inês Bogéa | Diversos autores | Ed. Martins Fontes | 2013

– Passado-Futuro – Textos e Fotos sobre a São Paulo Companhia de Dança | (org) Inês Bogéa | Diversos autores | Ed. Martins Fontes | 2014

– São Paulo Companhia de Dança 10 Anos | (org) Inês Bogéa | Diversos autores | Ed. Martins Fontes | 2018

– Seção Olhares | (org) Inês Bogéa | Diversos autores | Site SPCD (https://spcd.com.br/memoria/olhares/) | 2020

Videografia

Canal da SPCD no YouTube
https://www.youtube.com/user/AudiovisualSPCD
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