Dança em Rede

The Four Temperaments

  • Categoria: Coreografias
  • País de origem: EUA
  • Ano de criação: 1946
  • Duração: 30
  • Grupos de estreia: New York City Ballet
  • Autores: George Balanchine
  • Remontagens: #NOME?

Histórico

George Balanchine nasceu na Rússia em 1904. Começou a estudar balé aos 10 anos na Escola de Dança de São Petersburgo. Formou-se em 1921 e integrou o balé do GATOB (nome pelo qual foi conhecida a companhia do Teatro Maryinski de 1919 a 1934; a partir de 1935, passa a ser conhecido como Balé Kirov). Paralelamente à formação em dança, estudou no Conservatório de Música de Petrogrado. Estreou como coreógrafo em 1923 e no ano seguinte passou a integrar os Balés Russos (1909-1929), de Sergei de Diaghilev (1872-1929), onde dançou e, pouco depois, passou a coreografar. Em 1933, foi convidado por Lincoln Kirstein para criar uma identidade americana para o balé por meio de uma escola clássica nos Estados Unidos, a School of American Ballet (SAB), que daria origem ao New York City Ballet. Morreu em Nova York em 1983.

Links

57

Bibliografia

http://balanchine.com/

http://spcd.com.br/index.php

Trecho do documentário "Ballets Russes"."

Videografia

DVD Coreografias de Balanchine", 1977
- Tzigane (1975)
- Divertimento nº 15 - Movimento Andante (1956)
- Os Quatro Temperamentos (1946)
- Jewels - Trechos (1967)
- Concerto para Violino de Stravinsky (1972)"

Sinopse

Nesta peça, que em português pode ser traduzida como Os Quatro Temperamentos", nós podemos observar melhor a proposta de trabalho de Balanchine, colocando em foco a dança como um todo. Ela segue a mesma linha de "Agon" e "Concerto para Violino de Stravinsky", onde há o desenvolvimento de um tema, porém sem a necessidade do uso de cenários ou figurinos. Ê justamente por seus intérpretes usarem collants e malhas de aula que essas obras são conhecidas como "Ballets Preto e Branco".

Segundo as palavras de Frederic Franklin: "O Ballets Russes de Monte Carlo era conhecido pelos figurinos, cenários e músicas. E o trabalho de Balanchine era nada de figurino, nada de cenário, e muita música adorável.".

The Four Temperaments é uma peça de 30 minutos montada sobre partitura de Paul Hidemith. Esta é composta por três variações e quatro temas, que explora os humores que regem o temperamento humano, sendo cada um deles ligados aos quatro elementos da natureza:
Melancólico - Ar
Sanguíneo - Terra
Fleumático - Água
Colérico - Fogo
"
X