Dança em Rede

Vera Alejandra

  • Categoria: Profissionais da dança
  • País de origem: Brasil
  • UF de origem: SP
  • Atividade: Atriz
  • Atividade: Bailarina
  • Atividade: Coreógrafa
  • Atividade: preparadora corporal
  • Atividade: professora de dança flamenca
  • Data de nascimento: 09/08/1963

Histórico

coreografia e preparação corporal de flamenco. (1994)
  • “Que asi sea”, espetáculo com o grupo Quadra Flamenca, coreografado e dirigido por Vera Alejandra, inspirado na mistura de ritmos latinos e flamencos. (Teatro Rival, Rio de Janeiro, 1994)
  • “Quien no corre vuela”, com o grupo Quadra Flamenca, co-direção com Carmen Del Rio (Mistura Fina e Hipódromo up, Rio de Janeiro, 1996 e 1997 e Clube Athlético Paulistano, São Paulo, 1998)
  • “Paisagem Flamenca”, espetáculo criado em conjunto com Grupo Luceros Arte Flamenco (Café Piu Piu, São Paulo, 2002)
  • “Quatro Estações”, espetáculo criado em parceria com Priscila Assuar (Café Piu Piu, São Paulo, 2003 e 2004)
  • “Galos", espetáculo de teatro dança inspirado nas rinhas de galos, co-direção e concepção com Carlos Cardoso (Festival de Inverno de Ouro Preto e no Clube Athletico Paulistano). Premiado no l Festival Nacional de Flamenco, realizado pela Sociedade Hispano Brasileira (São Paulo, 2002)
  • "Carmen”, pocket-ópera, direção de Mauro Wrona, coreografia e participação especial ao lado de grandes nomes do canto lírico nacional, entre eles: Denise de Freitas e Marcelo Vannucci (Auditório do Clube Paulistano, São Paulo, 2011)

  • Participações especiais:
    • Com o guitarrista Victor Biglione, em shows e gravação, como bailarina e coreógrafa na música "Tema de Tostão (One Coin)", de Milton Nascimento. (1989 -1992)
    • "Ternas e eternas serestas", show do cantor lírico Paulo Fortes, participação como bailarina. (Teatro Rival, Rio de Janeiro, 1990)
    • "O homem e o cavalo", de Oswald de Andrade, direção Milton Dobbin, como bailarina e atriz (Teatro Villa Lobos, Rio de Janeiro, 1990)
    • "A caminho de Damasco", texto e direção de Caio de Andrade, o qual criou o personagem da cigana Núbia especialmente para ela (Teatro Cacilda Becker, Rio de Janeiro, 1990)
    • "Oswaldianas", filme. Participação no episodio dirigido por Lucia Murat, como bailarina. (1990)
    • "Barriga de aluguel", novela de Gloria Perez, participação especial como bailarina (1991)
    • "Flor Nova de Romances Velhos", espetáculo com o bailarino Gustavo Canelas, participação especial com seu grupo Quadra Flamenca (Espaço Catete, Museu da República, Rio de Janeiro, 1993)
    • "AY Carmela", direção Jose Sanchis Sinisterra e Aderbal Freire-Filho, coreógrafa (Rio de Janeiro, 1994)
    • "O burguês ridículo", direção de Guel Arraes e João Falcão, trabalho de corpo flamenco (Rio de Janeiro e São Paulo, 1995)
    • “Lorca na rua”, espetáculo criado por Carlinhos Antunes para o projeto patrocinado pelo SESC, que percorreu 30 cidades paulistas em homenagem a Garcia Lorca, como bailarina convidada (1998)
    • “Sem Fronteiras", projeto do SESC com música dos povos de São Paulo, participação especial como bailarina no Espetáculo Carlinhos Antunes e Grupo (SESC Consolação, São Paulo, 1999)
    • "Os sete gatinhos", direção de Vadim Nikitim, como preparadora corporal (Teatro de Arena, São Paulo, 2001)
    • Projeto “Alma Flamenca”, participação como solista. (Rio de Janeiro, 2010)
    • Projeto “Flamenco no Rio”, convidada a se apresentar como solista no Lapa Café (Rio de Janeiro, 2012)
    Outros projetos:
    • Inaugura sua escola no Rio de Janeiro – Academia de Dança Espanhola Vera Alejandra (1995)
    • Funda o Grupo Quadra Flamenca junto com a bailarina Carmen Del Rio – Cia. de música e dança flamenca (1993)
    • Projeto "Convite ao Flamenco”, apresentações de dança e música flamenca mensais na tradicional casa noturna Café Piu Piu em São Paulo. Neste projeto a Cia. convida artistas do flamenco nacional, divulgando e incentivando o Flamenco no Brasil. (São Paulo, 2002 - atualmente)
    • Em outubro de 2009, com no espetáculo “Noche Flamenca” se apresentaram 24 artistas de flamenco (entre músicos e bailarinos) da cena paulista, numa mesma noite.
    • “Juerga Flamenca”, realizado em duas edições no Espaço Reticom, com o objetivo de possibilitar aos amantes e estudantes do flamenco a oportunidade de ver e praticar esta arte numa verdadeira “roda” de flamenco. (São Paulo – agosto e outubro de 2011)
    "

    Trabalhos

    • “Brida”, direção de Luis Carlos Maciel, como coreógrafa. (Teatro Villa Lobos, Rio de Janeiro, 1989)
    • Andanças Flamencas”, direção de Victor Biglione, coreografia de Vera Alejandra (Espaço Cultural Sergio Porto, Rio de Janeiro, 1991). Premiado como Melhor Espetáculo de dança da casa de espetáculos Torre de Babel.
    • “Nuanças Flamencas”, continuação do espetáculo Andanças Flamencas, apresentado no Torre de Babel, Lugar comum e no Paço Imperial do Rio de Janeiro (1992).
    • “Recital Andaluz “, espetáculo criado em parceria com a pianista Clarisse Prieto, inspirado no repertório clássico espanhol: Albeniz, turina, Rodrigo e Lorca. Apresentado no Café Laranjeiras e no Torre de Babel (Rio de Janeiro, 1993)
    • Nas raias da loucura, espetáculo de Claúdia Raia

    Bibliografia

    Nasceu na cidade de Buenos Aires, Argentina e se mudou para o Rio de Janeiro em 1964. Começou a dançar ballet clássico com três anos de idade e teve como professores: Tatiana Leskova, Angel Vianna e Heloisa Vasconcellos. Estudou também jazz e sapateado americano, foi aluna de Lenie Dale e Marly Tavares.

    Aos 13 anos passou uma temporada na Inglaterra, na Bush Davies School, escola preparatória para o Royal Ballet.

    Aos 18 anos fez cursos livres em Boston (EUA) com alguns mestres de jazz e dança moderna, entre eles: Judith Jamison do Alvin Ailey.

    Após a formação em clássico e jazz, Vera passou a se dedicar à dança flamenca. Inicia-se com a bailarina espanhola Ana Esmeralda, radicada em São Paulo, sendo convida a fazer parte de sua companhia. Nesta companhia Vera faz sua primeira turnê de flamenco, em 1986, percorrendo diversas capitais brasileiras.
    Na volta, parte para a Argentina buscando um aprofundamento na dança espanhola. Lá estuda com Luisita Pericet (repertório flamenco e clássico espanhol), Marines Lamadrid (flamenco) e ballet clássico com Alfredo Gurkel do Teatro Colón.

    No início de 1987 viaja para a Espanha onde permanece até 1988 especializando-se com diversos maestros em Madrid, no famoso estúdio “Amor de Dios”. Nesta primeira estadia estudou com Maria Magdalena, Faico Manzano, (tornando-se assistente dos dois), Cristobal Reyes e Carmen Segura (clássico espanhol e escola bolera).

    Buscando sempre manter-se atualizada com as tendências do flamenco, viaja constantemente à Espanha e Argentina, além de participar e promover cursos internacionais com renomados artistas flamencos, entre eles: La China, Rafaela Carrasco, Domingo e Inmaculada Ortega, Javier Latorre e Adrian Gália, entre outros.

    Além de atuar como bailarina, Vera é professora de flamenco. Lecionou mais de dez anos no Rio de Janeiro, onde teve uma escola, promovendo a dança flamenca na cidade carioca, além de formar diversos profissionais que hoje atuam no cenário cultural de lá.
    Desde que chegou a São Paulo (1998) já lecionou no Studio Ana Esmeralda, no SESC Pompéia, no Ballet Stagium e na Cia. Terra.

    Atualmente ministra aulas na Associação Cultural de Dança Espanhola Cuadra Flamenca, em São Paulo, a qual fundou em 2005; além de dar aulas no Club Athlético Paulistano, onde leciona desde 1998.

    Links

    http://www.youtube.com/watch?v=CeWmZ7NDL-k

    http://www.youtube.com/watch?v=Lk-krfQPhnI

    http://www.youtube.com/watch?v=-4680rhDLns

    http://www.youtube.com/watch?v=DmEJHwjj_ZI
    X