Iracy Prades
Segmento: Profissionais da Dança
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Conteúdo: Paulistana, Iracy Prades tem origem familiar espanhola e iniciou seus estudos de flamenco em 1975 na Casa de España em São Paulo. Os primeiros passos foram com Lolita, em bailes regionais, e posteriormente com maestros como Miguel Carvajal, Império Montenegro, Laurita Castro, Yara Castro e Pepe de Córdoba. Em 1993 fez seu primeiro workshop com La Mora e, desde então, participou de cursos com nomes como Joaquin Ruiz, Eva Yerbabuena, Rafaela Carrasco, Domingo Ortega, Olga Pericet, Manuel Liñán e Cristina Aguilera, além de José Nuñez, La Truco, Antonio Reyes e Maria Juncal na Espanha.
Dirige e coreografa a Cia. de Arte Flamenco Alhambra, fundada em 1990, com sede no Studio de Arte Flamenco Alhambra. Como professora e coreógrafa, atuou na Escola de Danças Pássaro de Fogo (1998–2006), no Centro Espanhol de Santos (1994–2000) e na Sociedade Hispano Brasileira (2011). Realizou espetáculos no Brasil e no exterior, além de workshops em diversas cidades. Idealizou e dirigiu o I Festival Nacional de Flamenco, em 2002, e já conquistou prêmios em festivais de dança.
Participou da minissérie “Anarquistas, Graças a Deus”, da TV Globo, e da novela “Iaiá Garcia”, da TV Cultura. Entre os marcos da carreira estão duas apresentações no Theatro Municipal de São Paulo. Durante a pandemia de Covid-19, promoveu tablados on-line e criou um fundo solidário para apoiar artistas de flamenco.
Data: 5 de novembro de 2025