Releases

  • Ribeirão Preto comemora 166 anos com a São Paulo Companhia de Dança e a orquestra USP Filarmônica

    • 15 de junho de 2022

    A São Paulo Companhia de Dança (SPCD), corpo artístico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa, se une à USP Filarmônica para uma apresentação no Theatro Pedro II no próximo sábado (18/6), às 20h, em comemoração aos 166 anos de Ribeirão Preto. A entrada é gratuita e aberta.

    Íntegra em PDF
  • São Paulo Companhia de Dança disponibiliza audiodescrição em sessões do clássico O Lago dos Cisnes

    • 7 de junho de 2022

    A São Paulo Companhia de Dança (SPCD), corpo artístico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Pró-Dança, encerra a primeira parte de sua Temporada 2022 com o clássico O Lago dos Cisnes, entre os dias 9 e 12 de junho, no Teatro Sérgio Cardoso. Todas as cinco sessões do balé contarão com recurso de acessibilidade comunicacional por meio de audiodescrição, permitindo que pessoas com deficiência visual possam contemplar o espetáculo a partir da descrição de informações que detalham cenários, figurinos e, principalmente, os movimentos dos bailarinos.

    Íntegra em PDF
  • São Paulo Companhia de Dança celebra os 100 dias para a reabertura do Museu do Ipiranga com nova websérie

    • 27 de maio de 2022

    A São Paulo Companhia de Dança (SPCD), corpo artístico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa, lança no dia 30 de maio a websérie SPCD no Museu em parceria com o Museu Paulista/Museu do Ipiranga. A produção dá pistas do que o público poderá vivenciar com reinauguração desse espaço, a partir de setembro de 2022, por meio de cinco videodanças que propõem um novo olhar para a arquitetura desse importante marco da cidade de São Paulo. Entre maio e setembro de 2022, irão ao ar cinco episódios nos quais bailarinos da Companhia habitarão diferentes locais do Museu, como varandas, corredores e fachadas, além do Salão Nobre. Os vídeos poderão ser conferidos nas redes do Museu e também da São Paulo Companhia de Dança (www.youtube.com/AudiovisualSPCD).

    Íntegra em PDF
  • São Paulo Companhia de Dança e Theatro São Pedro estreiam obras inspiradas em Di Cavalcanti e Flávio de Carvalho

    • 23 de maio de 2022

    O centenário da Semana de Arte Moderna de 1922 inspira a temporada de dança e música que inicia na próxima quinta-feira, dia 26 de maio, com realização da São Paulo Companhia de Dança (SPCD) e do Theatro São Pedro (TSP), instituições da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo geridas, respectivamente, pela Associação Pró-Dança e pela Santa Marcelina Cultura. Os ventos modernistas estão presentes em duas estreias da programação: Di, assinada por Miriam Druwe, e Desassossegos, de Henrique Rodovalho.

    Íntegra em PDF
  • São Paulo Companhia de Dança abre Temporada 2022 com estreias inspiradas pelo modernismo e O Lago dos Cisnes

    • 11 de maio de 2022

    A São Paulo Companhia de Dança (SPCD), corpo artístico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Pró-Dança, dá início à primeira parte de sua Temporada 2022, intitulada Cor do Arco-Íris. Entre os meses de maio e junho, a Companhia sobe ao palco do Theatro São Pedro – que receberá espetáculos inspirados pela celebração do centenário da Semana de Arte Moderna de 2022 – e no Teatro Sérgio Cardoso – tradicional casa das temporadas da SPCD – para apresentar três programas distintos com duas obras inéditas.

    Íntegra em PDF
  • São Paulo Companhia de Dança promove diferentes ações no Dia Internacional da Dança

    • 27 de abril de 2022

    A São Paulo Companhia de Dança (SPCD) – corpo artístico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa – se prepara para celebrar o Dia Internacional da Dança, comemorado em 29 de abril, com diferentes atividades que unem bailarinos e público em geral em prol da paixão pela arte nos ambientes físico e digital.

    Íntegra em PDF
  • São Paulo Companhia de Dança inicia venda de novas assinaturas para a Temporada 2022

    • 13 de abril de 2022

    A São Paulo Companhia de Dança (SPCD), corpo artístico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Pró-Dança, dá início à venda de Assinaturas para sua Temporada 2022, intitulada Cor do Arco-Íris. Assinantes da SPCD têm ingressos a preços promocionais, prioridade na escolha de assentos, direito a visitas na sede da SPCD e aos bastidores das apresentações (mediante agendamento prévio) e descontos em outros espetáculos da Companhia. As novas assinaturas pode ser adquiridas até o dia o dia 4 de maio de 2022 pelo site www.spcd.com.br/seja-um-assinante e pelo telefone (11) 3224-1383.

    Íntegra em PDF
  • São Paulo Companhia de Dança faz transmissão on-line de obra apresentada em turnê no Canadá

    • 4 de abril de 2022

    A São Paulo Companhia de Dança (SPCD), corpo artístico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa, fará na próxima semana uma conexão entre o público do Brasil e do Canadá. No dia 8 de abril (sexta-feira), às 20h, o canal da Companhia no YouTube contará com uma transmissão on-line e gratuita de Trick Cell Play, de Édouard Lock, em paralelo à apresentação da obra durante a turnê da SPCD em Montreal, que acontece entre os dias 6 e 9 de abril.

    Íntegra em PDF
  • São Paulo Companhia de Dança lança terceira temporada do podcast Contos do Balé

    • 8 de março de 2022

    A São Paulo Companhia de Dança (SPCD), corpo artístico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa, estreia em 2022 seis novos episódios do podcast Contos do Balé. A produção, que é direcionada ao público infantil, integra o selo #SPCDdigital voltado à difusão da dança no meio virtual.

    A terceira temporada segue apresentando aos pequenos as aventuras e os encantos que embalam os grandes clássicos do balé de repertório. A primeira história do ano é Raymonda, com estreia marcada para o dia 10 de março, seguida por Pulcinella, A Sagração da Primavera, Cinderela, Paquita e O Espectro da Rosa.

    Íntegra em PDF
  • Temporada 2022 da São Paulo Companhia de Dança terá obras inspiradas pelo modernismo e versão de O Quebra-Nozes por Márcia Haydée

    • 3 de março de 2022

    A São Paulo Companhia de Dança (SPCD), corpo artístico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Pró-Dança, anuncia sua Temporada 2022, intitulada Cor do Arco-Íris. Inspirada pelo poema Receita de Ano Novo, de Carlos Drummond de Andrade (1902-1987), a diretora artística e executiva da Companhia, Inês Bogéa, idealizou uma temporada com 10 obras, sendo 6 delas inéditas, totalizando 6 programas que serão apresentados ao longo do ano em 4 diferentes teatros da capital paulista.

    Íntegra em PDF
  • Salto recebe apresentações da São Paulo Companhia de Dança

    • 10 de fevereiro de 2022

    A São Paulo Companhia de Dança (SPCD), corpo artístico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa, volta ao interior paulista para duas apresentações presenciais em Salto, no palco do Teatro Municipal – Sala Palma de Ouro, nos dias 25 de fevereiro (sexta), às 20h, e 26 de fevereiro (sábado), às 19h30, com entrada franca mediante retirada de ingressos 1 hora antes dos espetáculos na bilheteria do Teatro.

    Íntegra em PDF
  • São Paulo Companhia de Dança celebra 14 anos com diferentes atividades virtuais

    • 20 de janeiro de 2022

    A São Paulo Companhia de Dança (SPCD), corpo artístico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa, comemora 14 anos de existência neste 28 de janeiro. Para celebrar o aniversário, a Companhia programou três ações para o meio digital – aula aberta, lançamento do Livro Bailarinos, de Arthur Wolkovier, e do Figuras da Dança Hugo Bianchi, dirigido por Inês Bogéa.

    Íntegra em PDF
  • São Paulo Companhia de Dança abre agenda de apresentações de 2022 em Santa Bárbara d’Oeste

    • 12 de janeiro de 2022

    A São Paulo Companhia de Dança (SPCD), corpo artístico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa, realiza suas primeiras apresentações presenciais de 2022 na cidade paulista de Santa Bárbara d’Oeste. Os espetáculos acontecem no palco do Teatro Municipal Manoel Lyra nos dias 21 e 22 de janeiro (sexta e sábado), às 19h30, com entrada franca mediante retirada de ingressos 1 dia antes dos espetáculos na bilheteria do Teatro e doação de materiais de limpeza que serão revertidos para instituições sociais. A bilheteria funciona de segunda a sexta, das 07h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30.

    Íntegra em PDF
  • São Paulo Companhia de Dança e Theatro São Pedro abrem 2022 com produções audiovisuais repletas de movimento e música

    • 27 de dezembro de 2021

    A São Paulo Companhia de Dança (SPCD) – gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa – e o Theatro São Pedro – gerido pela Santa Marcelina Cultura, sob direção artístico-pedagógica de Paulo Zuben – se unem para o lançamento de videodanças que vão levar muita arte às festas de Ano Novo. Nos dias 30/12 e 1º/1, às 18h, os equipamentos da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo fazem a estreia dos curtas Reflexos de um Tempo Presente em suas redes sociais.

    Íntegra em PDF
  • Em clima de natal, São Paulo Companhia de Dança lança podcast sobre a história de O Quebra Nozes

    • 23 de dezembro de 2021

    A São Paulo Companhia de Dança (SPCD), corpo artístico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa, estreia o 13º episódio do podcast Contos do Balé, ação do selo #SPCDdigital, voltado à difusão da dança no meio virtual. A história lançada nesta véspera de Natal (24), às 11h, de modo gratuito no canal da SPCD no YouTube (youtube.com/AudiovisualSPCD) e na playlist especial criada no perfil da Companhia no Spotify (tinyurl.com/spcdcontosdobale), além dos principais tocadores de áudio online.

    Íntegra em PDF
  • São Paulo Companhia de Dança encerra agenda de apresentações de 2021 em Vinhedo

    • 25 de novembro de 2021

    A São Paulo Companhia de Dança (SPCD), corpo artístico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa, se apresenta pela primeira vez na cidade de Vinhedo com dois espetáculos gratuitos no palco do Teatro Municipal Sylvia de Alencar Matheus. As sessões encerram a agenda de apresentações presenciais da Companhia em 2021 e acontecem nos dias 3 e 4 de dezembro (sexta e sábado), às 20h, com entrada gratuita mediante retirada dos ingressos 1 hora antes dos espetáculos na bilheteria.

    Íntegra em PDF
  • São Paulo Companhia de Dança retorna à Europa com 13 apresentações na Alemanha e na Suíça

    • 10 de novembro de 2021

    A São Paulo Companhia de Dança (SPCD), corpo artístico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa, está de volta aos teatros europeus para mais uma turnê internacional. As já tradicionais apresentações da Companhia na Europa retornam após quase dois anos de hiato devido à pandemia de Covid-19. Em 2021, serão 13 espetáculos em 5 cidades na Alemanha, em novembro, e 2 na Suíça, em dezembro.

    Íntegra em PDF
  • São Paulo Companhia de Dança lança Programa de Patronos

    • 9 de novembro de 2021

    A São Paulo Companhia de Dança (SPCD), corpo artístico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa, lança neste mês de novembro o Programa de Patronos da SPCD. A iniciativa tem como objetivo fundar uma rede pioneira de apoio à dança no Brasil para contribuir diretamente no fortalecimento e na multiplicação das ações educativas e de difusão da Companhia.

    Íntegra em PDF
  • São Paulo Companhia de Dança recebe inscrições para seleção de bailarinos e bailarinas profissionais até 12 de novembro

    • 3 de novembro de 2021

    A São Paulo Companhia de Dança (SPCD), corpo artístico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa, está com inscrições abertas para audição de bailarinos e bailarinas profissionais com o objetivo de integrar o elenco da SPCD. As candidaturas podem ser realizadas até o dia 12 de novembro de 2021 no site da Companhia (www.spcd.com.br/spcd/audicoes/).

    Os candidatos devem ter 18 anos ou mais, além de DRT já emitido. As vagas são para colocação efetiva em contrato de trabalho de acordo com o regime da CLT, com início dos trabalhos em janeiro de 2022. Podem se inscrever profissionais de qualquer estado brasileiro e também estrangeiros desde que tenham o registro profissional de trabalho emitido no Brasil.

    Íntegra em PDF
  • Santa Bárbara d’Oeste é próxima parada da São Paulo Companhia de Dança na websérie SPCD na Estrada

    • 26 de outubro de 2021

    A São Paulo Companhia de Dança (SPCD), corpo artístico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa, lança o 10º episódio da websérie SPCD na Estrada, desta vez em homenagem à cidade paulista Santa Bárbara d’Oeste, localizada no noroeste do Estado. O lançamento do curta-metragem acontece de modo gratuito nas redes sociais da Companhia no dia 27 de outubro, às 18h.

    Íntegra em PDF
X