Ballet de Corte
Segmento: Estilos de Dança
Cidade: Paris
Estado: Île-de-France
País: France
Conteúdo: O surgimento do Ballet de Corte acontece no século XVI, a partir da proposta de uso de ação dramática nos espetáculos de dança, que passam a narrar histórias. O primeiro espetáculo desse gênero é o Ballet Comique de La Reine (Balé Cômico da Rainha), que foi criado em 1581 a pedido da rainha da França para ser apresentado como um presente de casamento para sua irmã, funcionando como entretenimento para os convidados.
O apogeu do Ballet de Corte veio em 1653, com o Ballet de la Nuit (Ballet da Noite), espetáculo de 13 horas em que o próprio rei Louis XIV dançou o papel principal. O balé foi criado por Pierre Beauchamps, um dos primeiros organizadores do funcionamento da dança clássica, que fixou as cinco posições dos pés,.
O esquema proposto pelo Ballet Comique, de espetáculos longos, desenvolveu um subgênero que ficou conhecido como Ballet à Entrée (Ballet de Entradas), no qual as cenas se sucedem sem necessariamente uma costura entre elas.
A proposta de reforma desse esquema de produção vem de Jean Georges Noverre, que propõe o desenvolvimento do Ballet de Ação, um outro subgênero do Ballet de Corte. Segundo Noverre, as danças deveriam se afastar da artificialidade e buscar a imitação da natureza, dando foco para as histórias propostas pelo espetáculo, que deveria ser realizado como arte total, todas as suas partes sendo feitas para atingir o mesmo objetivo.
Essa nova proposta marca mais uma passagem de estilos, e vai desenvolver o que ficou conhecido como a Escola Clássica.
Data: 7 de novembro de 2025