Andrea Albergaria
Segmento: Profissionais da Dança
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Conteúdo: Andrea Albergaria é bailarina, coreógrafa, pesquisadora e doutoranda em Artes da Cena pelo Instituto de Artes da Unicamp. Licenciada em Letras e Artes Cênicas, dedica-se desde meados da década de 1990 ao estudo da dança clássica indiana, estilo Odissi, com ênfase na técnica de interpretação Abhinaya. Foi aluna do mestre Guru Mayadhar Raut (Déli, Índia) e de Srinwanti Chakrabarti (Paris, França).
Apresentou-se em festivais na Europa, África, Índia e Brasil. Recebeu distinções como Melhor Coreografia no Purva International Festival (Baroda, Índia, 2007), Prêmio de Interpretação em Dança no NrityaParichay (International Delhi Auditorium, 2011) e Melhor Espetáculo de Dança no Festival de Inverno de Atibaia (2012), com a adaptação de O Sonho, de August Strindberg, para a linguagem do Odissi.
Autora de Mudras: o gesto da dança clássica indiana como caligrafia corporal na dança contemporânea (CRV, 2020), também organizou em parceria com a Profa. Dra. Mariana Baruco Machado Andraus a coletânea Rastros da Dança Odissi no Brasil (CRV, 2021). Produziu filmes de videodança como Cronos (2021) e Between 'n Beyond (2021), selecionados para festivais internacionais como o Indent: The Body and the Performative.
Integra o Grupo de Estudos Interculturais do Instituto de Artes da Unicamp, em parceria com a Universidade de Pondicherry (Índia). Sua pesquisa atual investiga a diáspora poética da dança Odissi por meio de uma dramatocartografia.
Data: 7 de novembro de 2025