Andrea Maciel Cia de Dança
Segmento: Companhias de Dança
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
País: Brasil
Conteúdo: A AMCD, Andrea Maciel Cia. de Dança foi fundada em 1995, pela diretora, coreógrafa e bailarina Andrea Maciel. A companhia existiu até 2016 e, em seus trabalhos, investigou as dinâmicas de movimento do corpo humano em um contexto multidisciplinar através do diálogo original entre bailarinos, músicos, atores, dramaturgos, dj's, artistas plásticos e videoastas.
Até 2000, as criações da AMCD estavam mais focadas na interação das linguagens de dança e artes plásticas. Desta fase, destacam-se as criações “Só assim você não vai ficar flutuando no espaço vazio", de 1997, "Duetos", de 1998, e "Alaska", processo que se desenvolveu em três fases: solo, em 1998, octeto, em 1999, e quarteto, em 2000.
Em 2001, começou a utilizar música ao vivo nas performances e também a composição de trilhas originais para os espetáculos. Em 2002, iniciou-se a investigação sobre as possibilidades de associação entre as linguagens da dança e do vídeo, presentes em trabalhos como "Eletricidade", de 2002.
Em 2003, Andrea Maciel realizou a pesquisa "Do Movimento ao Som e Vice-Versa" para a Bolsa Vitae de Artes de São Paulo. A pesquisa para a Fundação Vitae originou uma série de criações, como "Corpo Imaterial", "Por onde os olhos não passam" e "Imagens Coreográficas", todos do mesmo ano.
Data: 7 de novembro de 2025