Anselmo Zolla
Segmento: Profissionais da Dança
Cidade: Bebedouro
Estado: São Paulo
País: Brasil
Instagram: https://www.instagram.com/anselmozolla/#
Conteúdo: É coreógrafo e diretor artístico dos grupos Studio 3 Cia. de Dança e da Cia. Sociedade Masculina. Começou a dançar com o professor Mauro Pena em sua cidade natal, Bebedouro, e, posteriormente, teve aulas com Patty Brown e Luciana Junqueira.
Aos 16 anos, mudou-se para São Paulo e estudou no Ballet Stagium. Começa a carreira de bailarino na Dançarte Cia de Dança, de Ribeirão Preto, para a qual idealiza sua primeira coreografia, “Essa Mulher", em 1989.
Em 1991, mudou-se para a Suíça, e, depois, para a Alemanha, onde atuou como bailarino do Teatro de Kaiserslautern e do Teatro de Wiesbaden. Nos oito anos em que permaneceu no exterior, Zolla cria obras não apenas para sua própria companhia, a Azet Dance Company, como também para o Teatro de Heidelberg, Teatro de Manheimem e Teatro de Kaiserslautern.
De volta ao Brasil, em 1999, assumiu os cargos de diretor-adjunto do Balé da Cidade de São Paulo e de diretor artístico assistente da Quasar Cia de Dança, em Goiás, além de também atuar como assistente de direção e coreografia na Cia. de Dança Deborah Colker.
Em 2004, ao lado de Vera Lafer, fundou a Cia. Sociedade Masculina, da qual é diretor artístico até hoje. Desde 2006, ocupa a mesma função na Studio 3 Cia. de Dança.
Entre outros trabalhos, foi convidado para coreografar para Cia de Danças de Diadema, Balé do Estado de Goiás, Cia de Danças Lina Penteado, Distrito Cia de Dança, Staccato SP Cia de Dança, Cia de Dança do Amazonase Balé da Cidade de São Paulo, além de coreografar óperas.
Também atua como jurado e professor de dança contemporânea em vários festivais de dança em todo o Brasil e também no exterior.
Data: 7 de novembro de 2025