Anthem
Segmento: Coreografias
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Conteúdo: Anthem, primeira criação do espanhol Goyo Montero para a São Paulo Companhia de dança, estreou em 2019 no Teatro Municipal Castro Mendes, em Campinas (SP), com 14 bailarinos em cena.
Com duração de 25 minutos, a obra reflete sobre os processos de construção e desconstrução das identidades coletivas. “Há ciclos em que repetimos os mesmos erros, de pensar que estamos separados, que somos diferentes quando, na realidade, todos somos um só grupo, a humanidade; e, no momento em que perdemos essa unidade, os problemas começam. Este é um traço da história humana”, afirma o coreógrafo.
A trilha sonora, assinada pelo canadense Owen Belton, parceiro de Montero em mais de nove obras, tem como inspiração canções que se transformam em hinos, sejam eles de nações, de grupos que compartilham preferências ou de indivíduos de uma mesma geração. Daí o título da peça: Anthem, que significa “hino” em inglês. “A voz humana se converte em uma canção e esta canção se converte em algo com a qual nos identificamos”, completa Montero. A iluminação é de Nicolas Fischtel e Goyo Montero, o figurino de Goyo Montero em parceria com Fábio Namatame, e a organização de Carlos Iturrioz (Mediart Producciones SL, Espanha).
Data: 7 de novembro de 2025