Confira nossa agenda e acompanhe de perto os
espetáculos da São Paulo Companhia de Dança
Próximos eventos
março, 2024
Acessibilidade
A SPCD disponibiliza no meio virtual diferentes conteúdos com recursos de acessibilidade, como audiodescrição, Libras e legendas em português. São vídeos que abordam a dança para as crianças, documentário sobre o funcionamento de uma companhia artística e workshop aberto a todos. Além disso, a São Paulo realiza espetáculos acessíveis como modo de ampliar o acesso à arte e à cultura para o público em geral.
Videodanças SPCD
Ao longo dos anos, a São Paulo Companhia de Dança tem desenvolvido diferentes obras clássicas e contemporâneas em um diálogo fino entre a dança, a música e o audiovisual. Alguns destas criações, que contam também com o entrosamento entre os artistas da SPCD e de outras instituições do Estado de São Paulo estão disponíveis gratuitamente para serem assistidas de modo online.
Vídeos
Gala Clássica
Nkali
Marmórea
Repertório
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@ Charles Lima
Anthem (2019)
Coreografia: Goyo Montero Música: Owen Belton Iluminação: Nicolas Fischtel e Goyo Montero Figurino: Goyo Montero e Fábio Namatame Organização: Carlos Iturrioz Mediart Producciones SL (Espanha) […]
Anthem (2019)
Coreografia: Goyo Montero Música: Owen Belton Iluminação: Nicolas Fischtel e Goyo Montero Figurino: Goyo Montero e Fábio Namatame Organização: Carlos Iturrioz Mediart Producciones SL (Espanha) Duração/elenco: 25 minutos com 14 bailarinos Estreia pela SPCD: 2019 | Teatro Municipal Castro Mendes, Campinas/SP - Brasil Anthem é a primeira criação do espanhol Goyo Montero para uma companhia brasileira. A obra traz uma reflexão sobre o processo de construção e desconstrução de identidades coletivas. Segundo o coreógrafo: “Há ciclos em que repetimos os mesmos erros, de pensar que estamos separados, que somos diferentes quando, na realidade, todos somos um só grupo, a humanidade; e, no momento em que perdemos essa unidade, os problemas começam. Este é um traço da história humana”. A trilha é do canadense Owen Belton, com quem Goyo já criou mais de nove obras. A inspiração da música vem de canções que se tornam hinos – sejam de nações, pessoas com preferências parecidas ou indivíduos de uma mesma geração. Por isso, o nome escolhido para a obra: Anthem, hino em inglês. Para Montero, “A voz humana se converte em uma canção e esta canção se converte em algo com a qual nos identificamos”. -
@Marcelo Machado
O Quebra-Nozes no Mundo dos Sonhos (2022)
Coreografia: Márcia Haydée Música: Pyotr Ilyich Tchaikovsky (1840-1893), Get up Off de Stro Elliot mixada por Matheus Carrato Alexandre, Jingo Bells, de Stefen Swansoon e Fertility of the […]
O Quebra-Nozes no Mundo dos Sonhos (2022)
Coreografia: Márcia Haydée Música: Pyotr Ilyich Tchaikovsky (1840-1893), Get up Off de Stro Elliot mixada por Matheus Carrato Alexandre, Jingo Bells, de Stefen Swansoon e Fertility of the Sea, de Eitetsu Hayashi Figurino: Tânia Agra Cenografia: Nicolás Boni Iluminação: Wagner Freire Maître Convidado: Pablo Aharonian Assistentes de Coreografia: Aline Campos e Beatriz Hack Assistente de Coreografia (Dança Do Papai Noel): Ciça Veronese Técnica de Kobudo: Gunter Schöberl Duração: 1 hora e 40 minutos Estreia pela SPCD: 2022 | Teatro Sérgio Cardoso, São Paulo/SP - Brasil O Quebra-Nozes no Mundo dos Sonhos é uma releitura do libreto de E.T.A. Hoffmann (1778-1822) que narra a experiência de dois irmãos em uma noite de Natal especial, quando um boneco quebra-nozes ganha vida e os conduz em uma jornada inesquecível por um reino mágico e dançante. O popular conto natalino, nesta versão inédita de Márcia Haydée, uma das mais importantes artistas do país a fazer carreira na Europa como diretora de dança e primeira-bailarina, traz referências do nosso país, com passagens por mundos da capoeira, das danças urbanas e, claro, do balé clássico. A história, assim como na original de 1892, coreografada por Marius Petipa (1818- 1910), é conduzida por uma das composições mais famosas de Tchaikovsky (1840-1893), unindo a tradição do balé à inventividade de Márcia. -
Ver o Ar Ouvir o Verão (2023)
Concepção e Coreografia: Eduardo Fukushima Montagem musical: de Fukushima a partir de “Night’s Calling” de Rodolphe Alexis, “Sumertime”, de Tunekichi Suzuki e “Sedna” de Kyungso […]
Ver o Ar Ouvir o Verão (2023)
Concepção e Coreografia: Eduardo Fukushima Montagem musical: de Fukushima a partir de “Night’s Calling” de Rodolphe Alexis, “Sumertime”, de Tunekichi Suzuki e “Sedna” de Kyungso Park Colaboração Artística e Assistente de Coreografia: Beatriz Sano Colaboração Textual: Isabel Ramos Monteiro Agradecimento: Toshi Tanaka (leque) Figurino: Cláudia Schapira Iluminação: Caetano Vilela Estreia: 2023 | Centro Cultural São Paulo, São Paulo/SP
Essa obra integrou o projeto Ensejos, uma parceria com o Centro Cultural São Paulo, que tem curadoria de dança de Mark Van Loo e direção geral de Rodolfo Beltrão.
Ver o Ar Ouvir o Verão, que é uma partitura coreográfica criada por Eduardo Fukushima a partir de sua pesquisa com práticas corporais chinesas e japonesas, entrelaçando questões da dança contemporânea e da performance, a partir de múltiplas referências. “O ar é a matéria principal dessa coreografia. É uma tentativa de coreografá-lo, dar luz à sua matéria ao mesmo tempo concreta e invisível, que nos envolve, nos une. Há alguém no vento? O vento passa e o que antes era verão agora já é outono. Mas ainda é preciso escutar o calor, ouvir o verão”, fala o coreógrafo. Esta é uma dança para as forças do vento.