Direção

Diretora Artística e Educacional

Inês Bogéa

Inês Bogéa é bailarina, documentarista, escritora e professora. É bailarina e professora (Royal Academy of Dance), graduada em filosofia (PUC-SP) e pedagogia (Faculdade Única-MG). É doutora em Artes (Unicamp) com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas: Desenvolvimento Humano de Gestores, pela FGV. Atualmente, é diretora artística e educacional da São Paulo Companhia de Dança e da São Paulo Escola de Dança, professora nos cursos de especialização Arte na Educação: Teoria e Prática da USP e na pós-graduação em Linguagem e Poética da Dança: Documentário, Memória e Dança, da Universidade Regional de Blumenau, além de documentarista e escritora. De 1989 a 2001, foi bailarina do Grupo Corpo (Belo Horizonte). Foi crítica de dança da Folha de S. Paulo entre 2001 e 2007 e integrou o júri técnico/crítico do quadro Dança dos Famosos, do programa Domingão do Faustão/TV Globo, de 2016 a 2021.

Na área de arte-educação, foi consultora da Escola de Teatro e Dança Fafi (2003-2004), consultora do Programa Fábricas de Cultura da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo (2007-2008) e criadora do curso Dança para Educadores, do Sesc-SP (2019). É autora dos livros infantis: “O Livro da Dança”, “Contos do Balé” e “Outros Contos do Balé”. Organizadora dos livros “Oito ou Nove Ensaios sobre o Grupo Corpo”, “Passado-Futuro – Textos e fotos sobre a São Paulo Companhia de Dança”, entre outros. É autora de mais de 70 documentários sobre dança, entre eles “Renée Gumiel, A Vida na Pele”, “Maria Duschenes – o Espaço do Movimento” e da série Figuras da Dança, da SPCD.

É autora dos textos do programa “Por Dentro da Dança” veiculados entre 2019 e 2021 na Rádio CBN e do podcast “Contos do Balé” com a SPCD, da série “Brincar e Dançar”, em parceria com o Itaú Cultural (2019) e cocriadora/escritora da coluna Dança em Diálogo (2023-), da Revista Concerto. Recebeu diversos prêmios entre eles a Medalha Tarsila do Amaral (2022) – por suas contribuições à cultura e à economia criativa de São Paulo nos campos das artes e da produção cultural através da Associação Pró-Dança, a nomeação pela Critic’s Choice of Dance Europe, como uma das melhores diretoras da temporada 2018/2019 e o Chavaliére de L’orde des Arts et des Lettres (2024), pelo Ministério da Cultura Francês.

Diretor Administrativo-Financeiro

PÉTRICK JOSEPH JANOFSKY CANONICO PONTES

É advogado, pós-graduado e Mestre em Direito pela PUC/SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo). É pós-graduando em Gestão de Projetos Sociais em Organizações do Terceiro Setor pela PUC/SP. Atuou por mais de 15 anos na representação e assessoria a entidades qualificadas como Organizações Sociais da Cultura, Fundações e outras Organizações da Sociedade Civil, abrangendo questões estratégicas como: imunidades, isenções e não incidências tributárias, participação em convocações e seleções públicas, contratações diretas, negociações de contratos administrativos, convênios, contratos de gestão, análise das fontes de receitas das entidades e dos meios jurídicos disponíveis para efetivá-las e protegê-las, patrocínios, prestações de contas, questões de direito autoral, contratos com fornecedores de bens e serviços diversos, entre outras. É também diretor administrativo-financeiro da ABRAOSC (Associação Brasileira das Organizações Sociais de Cultura).