Mônica Fagundes Dantas
Segmento: Profissionais da Dança
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul
País: Brasil
Conteúdo: Mônica Fagundes Dantas é bailarina, diretora e intérprete-criadora em dança moderna. Formada em Porto Alegre com Cecy Franck, Eva Schul e Daggui Dornelles, aprofundou-se em São Paulo, Nova York e Montreal. Trabalhou com coreógrafos como Cecy Franck, Eva Schul, Andrea Druck, Heloisa Peres e Gérson Berr. Integrou o Grupo Choreo (1983–1986), o Grupo Haikai (1986–1988) e a Ânima Cia. de Dança (1992–1998). Em Montreal (1999), estagiou em educação somática e dança contemporânea com Sylvie Fortin e Warwick Long; e formação em dança africana contemporânea com Zab Maboungou. Apresentou “Subi nas Tamancas” (2001), no Espace Tangente, como coreógrafa e intérprete, com Louis Pelchat.
Em 2004 voltou a Porto Alegre com o Artéria – Artistas de dança em colaboração (“Casa Bild”, “Instruções/Desdobramentos”, “Pequenas Ações Terroristas”). Foi bailarina convidada na Eduardo Severino Cia. de Dança em “Bundaflor Bundamor” (2008) e apresentou o solo “Tatuagem” (2009), com Schul, de volta à Ânima. Recebeu o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2009 para o projeto “Dar carne à Memória”, que gerou um seminário e os espetáculos I e II — honrados com os Prêmios Açorianos de Dança (2010) de melhor produção, coreografia e espetáculo; dançou o solo “Caixa de Ilusões” em II. Em 2011 voltou à Eduardo Severino Cia. Em 2012 cocriou “Tempostepegoquedelícia” (estreia no FIDET, Santiago/Chile) e a performance “Na cozinha com In_compatível” (Festival Escena Doméstica). O projeto “Circulação em 2 Atos” recebeu o Prêmio Funarte Petrobrás Klauss Vianna 2012.
É doutora em Estudos e Práticas Artísticas (UQAM/Canadá), mestre em Ciências do Movimento Humano (UFRGS) e licenciada em Educação Física (UFRGS). Professora da UFRGS desde 1995, leciona na Educação Física, na Licenciatura em Dança e no PPG em Artes Cênicas; escreveu Dança, o enigma do movimento, edita a Revista Cena (PPGAC/UFRGS) e coordena o projeto de pesquisa “Construção de um mapa artístico, histórico e cultural da dança contemporânea no RS”.
Data: 5 de novembro de 2025