Registrar sua trajetória e potencializar a reflexão sobre os processos de criação e de produção em dança no país. Este é o objetivo dos documentários Canteiro de Obras
Dança em Construção
As produções, os projetos educativos e de memória, as apresentações e os depoimentos de pessoas envolvidas com as ações da SPCD foram registradas ao longo dos anos pela diretora do projeto Inês Bogéa. “Por meio do documentário os espectadores passam a conhecer os bastidores da produção da Companhia, as formas de trabalho, de atuação, os processos e os resultados das nossas produções. E aquilo que conhecemos intimamente pode ser apreciado de outra forma. Os espectadores também podem partilhar conosco parte das dificuldades e dos prazeres de se trabalhar para e com a dança”, fala Inês. A série Canteiro de Obras não é comercializada. Ela é distribuída para instituições educativas e culturais, principalmente as que contam com biblioteca pública, além de universidades e ONGs. Para mais informações, escreva para memoria@prodanca.org.br.
CANTEIRO DE OBRAS
-
2014
2014
Canteiro de Obras 2014
Direção: Rica Saito
No início de 2014, os funcionários da São Paulo Companhia de Dança receberam um desafio em forma de presente: um pequeno caderno em branco. Nele, diretora, bailarinos, coreógrafos, técnicos e outros funcionários tentaram traduzir em palavras suas experiências dentro da SPCD. Memórias, expectativas, tarefas, dificuldades, conquistas… Essas notas constituem o fio condutor deste filme, que aborda, de maneira intimista, poética e dinâmica, diversas facetas dessa Companhia múltipla. Acompanhando, de um lado, a montagem de um clássico do séc. XIX – La Sylphide, de Mario Galizzi – e de outro, o processo de criação de uma coreografia contemporânea – The Seasons, de Édouard Lock –, convidamos você a mergulhar no cotidiano intenso da SPCD e descobrir as diversas etapas e pessoas envolvidas neste constante processo criativo. Canteiro de Obras 2014 – Notas para um Olhar Dançar é um filme de Rica Saito.
-
2013
2013
Canteiro de Obras 2013
Direção: Kiko Goifman e Jurandir Muller
O documentário aborda sob várias perspectivas o ano da São Paulo Companhia de Dança permeado por três grandes temas – amor, vida e morte – em obras como Romeu e Julieta (2013), de Giovanni di Palma; Petite Mort (1991), de Jirí Kylián; Por Vos Muero (1991), de Nacho Duato; e Peekaboo (2013), de Marco Goecke. No filme, você também poderá ver trechos de outras coreografias do repertório da SPCD.
-
2012
2012
Canteiro de Obras 2012
Direção: Evaldo Mocarzel
Canteiro de Obras 2012 – Ensaio Sobre o Movimento é um filme de Evaldo Mocarzel que revela de diferentes ângulos os bastidores da São Paulo Companhia de Dança. No filme são mostrados trechos das seguintes obras do repertório da SPCD: Dois a Dois [Grand Pas de Deux de O Quebra Nozes (1892) e Grand Pas de Deux de Dom Quixote(1869)], de Marius Petipa e Lev Ivanov; In the Middle, Somewhat Elevated (1987), de William Forsythe; Ballet 101 (2006), de Eric Gauthier; Supernova (2005), de Marco Goecke e Bachiana n°1 (2012), uma criação de Rodrigo Pederneiras.
-
2010
2010
Canteiro de Obras 2010
Direção: Inês Bogéa e Moira Toledo
O documentário mostra de diferentes ângulos os bastidores de Os Duplos(2010), uma criação de Maurício de Oliveira, com música de André Abujamra e figurinos de Jum Nakao, além de três obras consagradas do repertório internacional do século XX: Theme and Variations (1947), de George Balanchine; Sechs Tänze (1986), de Jirí Kylián e Prélude à L´Aprés-Midi d´un Faune (1994), de Marie Chouinard, além de depoimentos de bailarinos da SPCD, direção artística e o registro dos bastidores das produções da Companhia neste ano. Este documentário tem direção de Inês Bogéa e Moira Toledo.
-
2009
2009
Canteiro de Obras 2009
Direção: Inês Bogéa e Sérgio Rozemblit
O documentário apresenta ao espectador as cinco novas produções da São Paulo Companhia de Dança daquele ano: Ballo, de Ricardo Scheir; Gnawa, de Nacho Duato; Passanoite, de Daniela Cardin, Tchaikovsky Pas De Deux, de George Balanchine e Polígono Revisitado, de Alessio Silvestrin, além de revelar projetos como o Corpo a Corpo com o Professor, Corpo a Corpo com Estudantes e Figuras da Dança. O vídeo tem direção de Inês Bogéa e Sérgio Rozemblit.
-
2008
2008
Canteiro de Obras 2008
Direção: Inês Bogéa e Antonio Carlos Rebesco
O filme é dividido em três momentos. Primeiros Passos da São Paulo Companhia de Dança mostra o surgimento da Companhia e seu lançamento em 28 de janeiro; Construindo Polígono revela os bastidores da primeira criação da SPCD, Polígono, assinada por Alessio Silvestrin; e o terceiro trecho Do Século XX ao XXI – Construindo Les Noces, Entreato e Serenade, apresenta ao espectador três peças representativas de momentos-chave da história da dança: Les Noces, de Bronislava Nijinska (1891-1972); Serenade, de George Balanchine (1904-1983), além de uma criação inédita do brasileiro Paulo Caldas, Entreato. Este documentário foi dirigido por Inês Bogéa e Antonio Carlos Rebesco (Pipoca).