Dança em Rede

Krump / Krumping

  • Categoria: Estilos de danças
  • País de origem: EUA

Histórico

Crédito: Vijay Putra | Pexels

Crédito: Vijay Putra | Pexels
 
A origem do krumping, ou só krump, ocorreu no final da década de 1990, em Los Angeles.

Primeiramente, um movimento conhecido como "Clown Dancing" nasceu e é frequentemente confundido com o krump. Seu precursor é Tight Eyez que assume as influências do clown (palhaço) e de danças afrodiaspóricas e até mesmo do balé clássico.

Após uma falha na audição do Tommy's Crew,  Tight Eyez, então com 14 anos, tornou-se determinado a dominar o equilíbrio e o movimento. Ele imediatamente introduziu para si o treinamento de vários estilos de dança, incluindo o balé, em seu grupo de escola. O desenvolvimento deste estilo finalmente levou a uma segunda audição com Tommy, o líder da Clowing Crew.

Na sequência desta audição, tanto Tight Eyez como Mijo, companheira de Eyez, integraram a uma segunda geração de Clowning Crew, em 2000. O casal diferenciou-se dos demais dançarinos e batizaram o novo estilo de krump.

Então Tight Eyez e Mijo formaram a Cartoonz, um grupo constituído por dançarinos originalmente de krump, além de outros dançarinos que foram sendo formados. Foi com a ajuda da KK Inc. que o krump realmente teve o estímulo que precisava para espalhar um novo movimento mundial.

Com filmes e DVDs, além de entrevistas com os dançarinos, os seus hábitos e crenças, os jovens em todos os lugares foram capazes de se relacionar com os Krump Kings. Uma outra referência que internacionalizou o krump foi o filme “O poder do ritmo”, protagonizado por Chris Brown.

krump tornou-se um estilo “mais agressivo” do que clowning, sendo uma forma de expressar os sentimentos humanos como raiva, frustração, e outras emoções intensas, por oposição a apenas entreter espectadores. Esta dança, não-violenta, apesar da sua aparência agressiva, pretende ser também uma dança que represente a vida e toda a sua diversão. Os movimentos realizados de forma muito rápida, a raiva que muitas vezes é lida nos rostos dos dançarinos de krump, costuma refletir a intensidade do esforço.

krump passou a ser um modo de vida e uma cultura por direito próprio, com suas próprias bases, uma música específica para seu universo, mas sobretudo uma forma de colocar para fora sua sensibilidade. Alguns dos principais movimentos de base da dança krump são: clown dancing, arm swings, chest pops, chest locks, foot stomps, leg pops, hand grabs, shoulder rolls, entre outros.
 

Referências

Referências bibliográficas

https://www.madrootz.com/
http://youtu.be/G8XXdszRbWI
http://youtu.be/M1MvJXbMpE4
Tight Eyez fala sobre personagens
http://www.youtube.com/watch?v=zoMTCWv_YV0
 
 (Igor Gasparini | Pesquisa SPCD)

X