Dança em Rede

Wacking

  • Categoria: Estilos de danças
  • País de origem: EUA

Histórico

Foto de Ana Lollipop, referência do Wacking. Fonte: https://www.facebook.com/pg/Lollipopsanchez/posts/

Foto de Ana Lollipop, referência do Wacking. Fonte: https://www.facebook.com/pg/Lollipopsanchez/posts
 
A dança wacking teve origem a partir locking e muitos praticantes deste estilo da dança defendem que, para se dançar wacking, é necessário conhecer e treinar bastante as bases do locking.

 O locking surgiu na década de 1960, em Los Angeles, Califórnia, criado por Don Campbell que, em 1972, formou o grupo The Lockers, o primeiro grupo profissional de street dance na história, fortemente inspirado pela música funk.

Quase na mesma época, especialmente nas festas e baladas LGBTQIA , antes GLS, é que o wacking se desenvolve, como uma paródia do locking. Enquanto este tinha uma forma mais masculina de dançar, aquele fazia uma “versão feminina” ao som do funk. Vale ressaltar que essa é uma discussão que hoje caminha com muito mais complexidade, porém, na época de sua criação, tinha suas bases vinculadas a essas características de gênero e sexualidade.

wacking desenvolveu-se junto com outra dança, o punking, mas depois se tornou uma dança só. O punking começou como um tipo de brincadeira, na qual as pessoas nas festas gostavam de imitar os casais brigando. A palavra punk, em inglês, tem origem em bater, espancar. No inicio, as pessoas dançavam juntas, mas sem se tocar e, depois de um tempo, começou-se a dançar separado, quando então se misturou com o wacking.

É possível encontrar nomenclaturas como waacking, mas o mais recorrente é wacking, originário do termo em inglês wack que significa “enlouquecer”, porém, como gíria, pode ser utilizada como uma expressão de espanto ou surpresa.

A grande referência do wacking é Ana Lollipop Sanchez, que inclusive fez parte do grupo The Lockers.

 

Bibliografia

X