A Morte do Cisne
Segmento: Coreografias
Cidade: Saint Petersburg
Estado: Saint Petersburg
País: Russia
Conteúdo: “A Morte do Cisne” (La Mort du Cygne) é um solo criado em 1905 pelo coreógrafo Mikhail Fokine para a bailarina russa Anna Pavlova, com música do Cisne da Suíte Carnaval dos Animais, de Camille Saint-Saëns. Apesar de durar apenas cerca de dois minutos, tornou-se uma das coreografias mais icônicas do balé clássico, símbolo de delicadeza, lirismo e virtuosismo interpretativo.
A proposta dessa coreografia era mostrar a possibilidade expressiva da dança como independente dos exageros cênicos e coreográficos aos quais o público se acostumara. Ao invés de inúmeros truques e repetições sem fim de elementos virtuosos, ele propunha a simplicidade cênica e coreográfica, com grande trabalho expressivo.
A coreografia foi composta em poucos minutos, quase que de improviso, com o coreógrafo dançando na frente da bailarina, que o copiava, e na sequência ao lado dela, que refazia a coreografia enquanto ele consertava seus posicionamentos e membros, esquema de trabalho comum para o criador.
A proposta, um cisne se debatendo até a morte, é desenvolvida pela movimentação plástica dos braços e rápida e pequena dos pés, até que o cisne colapse, dê seus últimos suspiros no chão e morra, apelando não apenas ao olhar, como era a tendência acadêmica no Ballet do Maryinsky, então, mas também à imaginação e às emoções.
Data: 12 de novembro de 2025