Alex Dias
Segmento: Profissionais da Dança
Cidade: Juiz de Fora
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Conteúdo: Iniciou seus estudos em artes cênicas em 1986, no Grupo de Teatro Divulgação. No ano seguinte, começou a estudar balé clássico na Corpus Núcleo de Dança, com direção de Denise e Maria Luiza Barbosa, e teve aulas com nomes como Denise Stutz, Márcio Rongetti, Victor Navarro, Mônica Infante e Marilda Flores. Entre 1987 e 1988, integrou a Corpus Cia. de Dança, participando de criações de Rodrigo Pederneiras, Victor Navarro, Ana Mondini e Sonia Destri.
De 1988 a 1990 viveu em Nova York, onde se aperfeiçoou em balé clássico com Dick Andros, Michael Vernon e Zenna Rommett; estudou dança moderna e contemporânea no Alvin Ailey American Dance Centre; e mímica com Johnny Seitz.
De volta ao Brasil, integrou o Grupo de Dança 1º Ato, sob direção de Suely Machado. Em 1991, dançou Giselle e Don Quixote com o Centro Mineiro de Danças Clássicas e, no mesmo ano, criou e apresentou De Que Vale o Céu Azul na V Mostra Corpo de Coreografia. Entre 1992 e 1998, ministrou aulas de balé no Corpus Núcleo de Dança e coreografou trabalhos como Cos’e.
Reintegrou-se ao Grupo Primeiro Ato em 1998, participando de diversas produções, entre elas Uísque com Guaraná, Isso Aqui Não É Gotham City, Quebra-cabeça,, Desiderium, Sem Lugar, Mundo Perfumado, Geraldas e Avencas, Adorno e Pó de Nuvens. Em 2010, colaborou na criação do DVD Lacuna, assinando as videodanças Regozijo da Solidão e O Arabesco Aprisionado.
Desde 2004, desenvolve pesquisas coreográficas e atua como professor de balé clássico e dança contemporânea no Primeiro Ato Centro de Dança.
Data: 7 de novembro de 2025