Ana Esmeralda
Segmento: Profissionais da Dança
Cidade: Tetouan
Estado: Tanger-Tétouan-Al Hoceïma
País: Morocco
Site: http://studioanaesmeralda.wordpress.com
Conteúdo: Ana Esmeralda (1928-2022) nasceu no Marrocos, mas ainda bebê mudou-se com a família para Sevilha, Espanha. Filha de pai granadino e mãe sevilhana, começou a dançar aos 13 anos e logo iniciou sua carreira profissional em Madrid. A convite do produtor Marquês de Montemar, integrou o elenco do balé “Rapsódia Espanhola”, ao lado de Carmen Sevilla e Paquita Rico, com o qual excursionou pela Europa.
Aprofundou seus estudos em balé clássico, clássico espanhol e escuela bolera com Luisa Pericet, além de flamenco com mestres como La Kika, El Estampio e Enrique “El Cojo”. Durante uma apresentação na BBC de Londres e no Savoy Theater, recebeu o convite para estrelar o filme El Amor Brujo, em Madrid.
Após a filmagem, criou um espetáculo de balé inspirado no longa, com participação da bailarina Pastora Imperio e coreografia de Luisa Pericet. Seguiram-se outros trabalhos no cinema, como Maria Dolores e Bronce y Luna e O Ladrão de Esmeraldas, no Brasil, que alcançou repercussão internacional.
Em 1954, veio ao Brasil para representar a Espanha no Festival de Cinema de Porto Alegre, onde conheceu o cineasta Mario Audrá, com quem se casou. No país, protagonizou os filmes Quem Matou Anabela, com Carlos Zara e Eva Wilma, e São Paulo S/A, de Luís Sérgio Person, ao lado de Walmor Chagas.
Radicada em São Paulo, tornou-se pioneira no ensino da dança flamenca no Brasil. Em 1986, fundou o Ballet Ana Esmeralda, que se tornou referência na formação de artistas flamencos no país e marcou gerações de bailarinos.
Data: 12 de novembro de 2025