Balé da Cidade de São Paulo
Segmento: Companhias de Dança
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Site: https://theatromunicipal.org.br/bale-da-cidade-de-sao-paulo/
Conteúdo: O Balé da Cidade de São Paulo foi criado em 1968 como Corpo de Baile Municipal, com o objetivo inicial de acompanhar as óperas do Theatro Municipal e dedicar-se ao repertório clássico. Em 1974, sob a direção de Antônio Carlos Cardoso, mudou seu perfil e passou ser um grupo de dança contemporânea de repertório. Em 1981 passou a se chamar Balé da Cidade de São Paulo.
Desde então, foram mais de 200 obras, com trabalhos de coreógrafos nacionais e internacionais, entre eles: Alex Soares, Alexander Ekman, Andonis Foniadakis, Angelin Preljocaj, Cayetano Soto, Cassi Abranches, Henrique Rodovalho, Itzik Galili, Johann Kresnik, Luis Arrieta, Mário Nascimento, Mauro Bigonzetti, Morena Nascimento, Rodrigo Pederneiras, Ohad Naharin, Oscar Araiz e Sandro Borelli.
A carreira internacional teve início em 1996, na Bienal de Dança de Lyon. Entre 1999 e 2009, sob direção de Ivonice Satie, a companhia contou ainda com a Cia. 2. Também passaram pela casa diretores como Iracity Cardoso, Mônica Mion, Ismael Ivo. Atualmente é dirigido por Alejandro Ahmed.
Sob responsabilidade institucional da Fundação Theatro Municipal de São Paulo e gerida por uma Organização Social, o Balé da Cidade de São Paulo é um dos vários objetos culturais mantidos com orçamento da prefeitura da cidade, além de outras fontes de arrecadação
Ao todo, o Balé da Cidade de São Paulo recebeu 58 premiações ao longo de sua história.
Data: 7 de novembro de 2025