Ballet de Câmara
Segmento: Companhias de Dança
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Conteúdo: O grupo foi criado em maio de 1966 por quatro bailarinos egressos de tentativas anteriores de se firmar um corpo estável de dança em São Paulo. Eram eles: Marika Gidali, Marilena Ansaldi, Peter Hayden e Victor Aukstin (1929-1999). A direção artística ficou a cargo de Renée Gumiel (1913-2006), que também atuou como coreógrafa.
Com patrocínio do Movimento Cultural Juventude de São Paulo, o grupo fez seu programa inaugural em 16 de maio de 1966, no Teatro Ruth Escobar, destinado aos sócios da instituição, com as coreografias Forma Quatro, com música de Erik Satie; Contrações; Dança Clássica Japonesa; e Finalle, todos elaborados por Victor Aukstin.
Após a estreia, o grupo passou a se apresentar todas as segundas-feiras no Teatro Ruth Escobar. Para o segundo programa, que estreou em 7 de outubro de 1966, no Teatro Cacilda Becker, o Ballet de Câmara contou com o reforço de Ruth Rachou como bailarina convidada. Foram apresentados: Lady Macbeth e Caim e Abel, ambos com música de Varèse; Ego, com música de Villa-Lobos; e Aranha, com música de Boulez – todos coreografados por Gumiel. Também integraram o programa Dança, com música de Vivaldi; Joana d’Arc, de Victor Aukstin, com música de Wagner; e Vestido de Noiva, de Marilena Ansaldi, com música de Bartók mesclada à música concreta e eletrônica.
Em 24 de outubro do mesmo ano, o conjunto fez uma récita extraordinária para os membros da Sociedade Cultura Artística, no Teatro Bela Vista. O grupo deixou de existir em 1967.
Data: 7 de novembro de 2025